Fundação da Casa Popular. Era assim chamada a região que hoje compreende as imediações da 713 Sul. Foi lá a primeira residência do adolescente e músico Jesiel Motta, que chegou a Brasília em 1958. Como Jesiel, o carnaval surgiu por aqui ainda antes da inauguração. ;E com uma bela diferença: ninguém tinha condições de viajar. Por isso, naqueles quatro dias, a cidade ficava lotada.;
Havia outra diferença. Ninguém conhecia Jesiel. ;Nome terrível para um artista. Tive que pensar em uma alternativa, mais artística;. Apesar da escolha nada carnavalesca, Harry Jones e seu conjunto fizeram a alegria da capital. A história da folia em Brasília, nos anos inaugurais, está viva na memória de pessoas como Jesiel, e só a partir de tais causos é possível contá-la nos dias de hoje.
;No meu primeiro ano, cantei nos galpões da Cidade Livre (Núcleo Bandeirante) e no baile do Brasília Palace Hotel;, lembra o cantor, hoje, aos 71 anos. ;Nas ruas, a festa era tímida ainda. Mas, nos acampamentos, acontecia uma folia nas cantinas;, conta o pioneiro. ;Podem conversar com o Fernando Lopes também. Até onde eu saiba, só sobrou eu e ele;. E assim foi feito.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .