Ricardo Daehn
postado em 02/03/2014 08:01
Na arena da 86; cerimônia do Oscar estão duas possibilidades: valorizar, na categoria de melhor filme, o que já está estabelecido, a narrativa clássica ; no caso da vitória de 12 anos de escravidão ;, ou depositar as fichas no que poderia ser o primeiro grande reconhecimento para uma ficção passada no espaço, na eleição de Gravidade, marcando a quebra no conservadorismo dos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.Passados quatro anos desde a revolução visual imposta por Avatar (derrotado em seis categorias, incluída a de melhor filme), o cineasta mexicano Alfonso Cuarón (de Gravidade) desponta como protagonista na quebra de um casamento bem respeitado nos últimos 10 anos: unir o melhor filme com o Oscar de direção. Somente Ang Lee (ano passado e em 2006) logrou a estatueta de diretor, sem assinar o melhor filme. Na quebra de paradigmas, Steve McQueen, o diretor do relevante 12 anos de escravidão, tem cacife para se tornar o primeiro cineasta negro a levar o prêmio.
Na relativa intimidade com os troféus, Alfonso Cuarón (enamorado do Oscar por filmes como E sua mãe também e Filhos da esperança) é muito cotado para, no mínimo, uma leva de prêmios técnicos, com Gravidade. Ele abre caminho na tendência desta edição do Oscar: seis (das nove produções) foram adaptadas da vida real.
Filme
12 anos de escravidão
O longa dirigido pelo inglês Steve McQueen deve levar o prêmio principal na cerimônia de hoje à noite. A boa trajetória do drama de época, inclui a conquista do Globo de Ouro de melhor filme dramático, o prêmio de melhor elenco do Screen Actor;s Guild (SAGs) e o inglês Bafta. As principais prévias do Oscar. A tocante história de escravidão a que foi submetida o homem livre, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), é também o líder das estatísticas calculadas pelos matemáticos de Hollywood
Trapaça
Capitão Phillips
Clube de compras Dallas
Gravidade
Ela
Nebraska
Philomena
O lobo de Wall Street
Diretor
Alfonso Cuarón, Gravidade
A direção do cineasta mexicano conseguiu unir apuro estético a uma preparação de elenco longa e eficiente. A aventura espacial roteirizada e produzida por Cuarón tem recebido especial atenção nas categorias técnicas e nos prêmios dedicados aos diretores. Será surpreendente se Cuarón perder a estatueta na categoria, mas, entre os membros da Academia, há também muita predileção por David O. Russell e o mestre do cinema gângster, Martin Scorsese
David O. Russell, Trapaça
Steve McQueen, 12 anos de escravidão
Martin Scorsese, O lobo de Wall Street
Alexander Payne, Nebraska
Atriz
Cate Blanchett, Blue Jasmine
A atriz australiana perde o segundo. Oscar da carreira só mesmo se for abduzida por um grupo de alienígenas raivosos. Pelo papel da mulher rica que perde toda a fortuna e enlouquece em Blue Jasmine, Blanchett já recebeu 23 troféus entre prêmios da crítica e da indústria. A única com poderes de ameaçar esta vitória poderia ser a veterana Meryl Streep que entregou mais uma atuação magistral no drama Álbum de família. No entanto, Streep é hoje uma recordista em indicações e prêmios da Academia e talvez seja hora de a indústria renovar suas predileções.
Amy Adams, Trapaça
Sandra Bullock, Gravidade
Judi Dench, Philomena
Meryl Streep, Álbum de família
Ator
Matthew McConaughey
Clube de compras Dallas. Qualquer um dos cinco nomes indicados merece levar o prêmio. No entanto, McCounaughey fez todos os esforços que a Academia adora premiar. Interpreta um personagem marginal e teve perda de peso estarrecedora para desempenhar o papel do caubói homofóbico que se descobre portador do vírus HIV. A interpretação do ex-galã de comédias românticas reafirma a boa fase na carreira do ator texano
Christian Bale, Trapaça
Bruce Dern, Nebraska
Leonardo DiCaprio, O lobo de Wall Street
Chiwetel Ejiofor, 12 anos de escravidão
Ator coadjuvante
Jared Leto, clube de compras Dallas
O ator Jared Leto revelou seus dotes dramáticos para o mundo em 2000 quando interpretou um viciado em drogas em Réquiem para um sonho (de Darren Aronofsky). Depois, ele largou a carreira como intérprete de cinema para se dedicar a uma banda de rock, a 30 Seconds to Mars. Na volta às telas, Leto já levou prêmios no Globo de Ouro e no SAGs. No entanto, o Oscar ainda pode surpreender premiando Michael Fassbender. O excelente ator alemão ainda não foi premiado pela Academia.
Barkhad Abdi, Capitão Phillips
Bradley Cooper, Trapaça
Michael Fassbender, 12 anos de escravidão
Jonah Hill, O lobo de Wall Street
Atriz coadjuvante
Lupita Nyong;o, 12 anos de escravidão, Jennifer Lawrence, Trapaça
Um empate que só será decidido quando o envelope contendo o nome da vencedora for finalmente aberto hoje à noite. Tanto a oscarizada em 2013, Jennifer Lawrence quanto a atriz revelação do ano, Lupita Nyong;o levaram importantes prêmios prévios desta edição.Pairam dúvidas nesta categoria, sendo o tipo de situação que pende para todos os lados.
Sally Hawkins Blue Jasmine
Julia Roberts, Álbum de Família
June Squibb, Nebraska
O escolhido do internauta
Perguntamos aos internautas do Correio que título deve levar o Oscar de Melhor Filme este ano e o drama dirigido por Steven McQueen, 12 anos de escravidão foi o favorito, levando metade dos votos da enquete. Em segundo lugar, ficou a comédia yuppie O lobo de Wall Street. Confira as porcentagens:
12 anos de escravidão ; 50%
O lobo de Wall Street ; 21,05%
Gravidade ; 10,53%
Capitão Phillips ; 10,53%
Clube de compras Dallas ; 5,26%
Philomena ; 2,63%
Ela/ Trapaça/ Nebraska; 0%
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.