Diversão e Arte

Livro afirma que sargento brasileiro participou do funeral de Hitler

O Correio localizou o militar e pediu esclarecimentos sobre as alegações do livro

postado em 06/03/2014 08:14

Fernando Nogueira de Araújo. Sargento, 29 anos. O ano é 1973. Um convite: alguns dias no Paraguai. Passagens e hospedagem pagas por Haroldo Ernest, filho de um nazista brasileiro. O evento: funeral de Adolf Hilter. Fernando ainda vive.


Documento do FBI que reporta sobre uma testemunha que teria
Assim consta no livro Tras los pasos de Hitler, do argentino Abel Basti. Desde 1994, o jornalista e pesquisador se dedica ao führer. Ao longo dos anos, escreveu respeitados artigos e livros sobre o tema, alguns traduzidos para o alemão, inclusive. Na pesquisa, Abel reuniu documentos do FBI e da CIA, além dos depoimentos de testemunhas oculares, que conviveram com os nazistas refugiados na América do Sul. Evidências que, segundo ele, confirmam as andanças do ditador pela Argentina.



[SAIBAMAIS]Novos elementos, reunidos no recém-lançado livro, indicam ainda o suposto local de morte do líder alemão. A conclusão de que Hilter teria sido enterrado no Paraguai chamou a atenção da imprensa internacional. A CNN, por exemplo, logo procurou Abel e exibiu longa entrevista com o escritor.

[VIDEO1]

Apesar de todo esforço despendido em torno da trajetória de Hitler, a descoberta de Fernando de Araújo não foi fruto da pesquisa de Abel, mas do jornalista independente Marcelo Netto, de São Paulo. O próprio Abel, ao mencionar Fernando no livro, credita o achado ao brasileiro. O Correio localizou o militar e pediu esclarecimentos sobre as alegações do livro. A imagem que estampa esta reportagem (somente no impresso), cedida com exclusividade pelo sargento reformado, jamais fora publicada. Nem Abel conhecia o rosto de Fernando. Até agora.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação