Diversão e Arte

Artista plástico participa de desafio musical de lançar canções na internet

O projeto de música colaborativo Weekly Beats conta com a participação de Alexandre Rangel

postado em 06/03/2014 08:48
Para o artista, as composições são
Na videoarte, o Alexandre Rangel encontrou uma linguagem poética para se expressar. Seu trabalho traz referências das artes plásticas, do cinema, da música, da literatura e de tudo o que o cerca. Pode ser uma rua movimentada, um simples dia no cabeleireiro ou o barulho das cigarras em um campo aberto. Antes de artista plástico, ele é um homem curioso e atento aos detalhes que passam despercebidos na correria do dia a dia.

Para o artista, o limite a ser ultrapassado com a ajuda do audiovisual é o sonoro. ;Com o meu trabalho como o VJ Xorume, encontrava limitações criativas, uma vez que a minha expressão sempre ocorria em conjunto com um DJ. As experiências sonoras que tenho desenvolvido são uma extensão e um complemento da minha voz nas artes visuais;, afirma Rangel. O novo trabalho veio em decorrência de uma desafio musical lançado na internet, o Weekly Beats, projeto de música colaborativo criado Timothy Lamb, de Los Angeles.



A ideia é que os integrantes mandem uma composição por semana durante todo o ano. No site, é possível escutar as músicas enviadas e fazer comentários. Já são mais de 300 pessoas participando. Ninguém ganha nada e nem haverá um ranking ao fim do desafio, mas funciona como um estímulo para criação. Além da musicalidade exercitada semanalmente, Rangel completa o ritmo do som com as misturas visuais características de suas obras. ;Nas novas produções audiovisuais, realizadas com pseudônimo de rANGEL, o ruído e o ritmo são peças essenciais. Fui a fundo nessa pesquisa fazendo recentemente uma composição usando somente gravações de cigarras, uma característica sonora típica de Brasília;, conta o desafiante.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação