;No futuro, todo mundo terá seus 15 minutos de fama;, decretou o artista plástico norte-americano Andy Warhol no fim dos anos 1960. A profecia nunca fez tanto sentido quanto nos dias de hoje. Com o advento em massa da população às redes sociais na última década, ver e ser visto virou coisa corriqueira, ao alcance de um clique. Viramos todos celebridades?
Uma nova modalidade do exibicionismo virtual, a selfie (auto-retrato feito por celular ou webcam com o objetivo de ser postado na internet) foi considerada a ;palavra do ano;, em 2013, pelo dicionário britânico Oxford. Políticos, artistas, esportistas e anônimos: todos aderiram à tendência. No último domingo, a história ganhou um novo capítulo. Ellen DeGeneres apresentava o Oscar quando reuniu alguns dos atores do primeiro escalão de Hollywood para uma foto coletiva. Resultado: 3 milhões de usuários compartilharam a imagem. Um recorde.
O blogueiro Hugo Gloss acompanha de perto a rotina das celebridades. Nascido em Brasília e morador do Rio, o jovem ganhou fama na internet ao comentar a vida dos famosos. Em entrevista ao Correio, após a cerimônia de Hollywood, ele afirmou que a selfie foi uma grande sacada dos produtores. ;A Ellen conseguiu trazer as redes sociais para dentro do Oscar de uma forma orgânica e natural;, opinou.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.