Diversão e Arte

"Cada vez mais esvaziado", diz Vladimir Brichta sobre o teatro

Em entrevista ao Correio, o ator comenta sobre o panorama teatral atual, critica a falta de público e fala sobre o status de "celebridade"

postado em 20/03/2014 08:08
Brichta: O berço da minha carreira profissional acontece no palco e acho importante que se desenvolva aliA atriz Beth Goulart costuma dizer que adora o cinema, deve muito à televisão mas, se pudesse, viveria exclusivamente de teatro. Surpreendentemente (ou não, para os mais íntimos), parece ser essa a preferência do ator Vladimir Brichta, um dos mais badalados nomes da dramaturgia nacional hoje em dia. Pelo menos, assim demonstrou nesta entrevista ao Correio, na qual declara o amor pelos palcos e decreta o teatro como ;principal local de exercício e desenvolvimento profissional.;



Para legitimar o argumento, o próprio artista lista o número de trabalhos feitos para as telas e aqueles desenvolvidos para o teatro. ;São 24 peças. Ou seja, passei muito mais tempo no palco do que em qualquer outro lugar.; Na conversa, o ator mineiro (;de alma baiana;) disseca o panorama teatral atual, critica a falta de público e, com a simpatia que lhe é atribuída, fala sobre o status de ;celebridade;. Um fardo que jamais o esmorece.

Entrevista com Vladimir Brichta

Cada vez mais, alguns artistas estão se posicionando sobre temas tabus. Há algum assunto que particularmente te interesse a ponto de militar em prol?

Eu tenho a sensação de que uma peça de teatro, dependendo da abordagem, possa conter uma série de aspectos políticos. Ou seja, não ignoro que algumas das minhas escolhas profissionais possam ser, de fato, atos políticos. Tenho essa ambição. Claro, não estou me referindo à política partidária. Além disso, creio que minha primeira função como ator esteja na capacidade de discutir, de refletir e de levantar questões que sejam de interesse público, ou que eu suponho ser.

Então, não vê problemas em assumir opiniões publicamente?

Na verdade, lamento que o debate político não seja ainda mais assumido. Quando vejo colegas expondo ideias, posicionamentos e até voto, acho absolutamente saudável. Não temos esse hábito. Menos ainda quando trabalhamos para uma emissora de televisão, e nossa imagem acaba muito atrelada ao canal. Um resguardo, infelizmente, necessário, já que a figura pública se confunde com a pessoal. Mas, volto a dizer, a escolha do meu repertório não deixa de ser uma atitude política.

O teatro permite muito mais isso que a televisão;

Acho que sim. O trabalho no palco é mais autoral. Temos maior domínio sobre ele. O teatro sempre foi um espaço mais democrático que a tevê, o cinema. Preserva essa legitimidade da liberdade de escolha.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação