Relatório da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco), divulgado nesta quarta-feira (19), apontou queda pelo segundo ano consecutivo no comércio de músicas em formato de CD e DVD. Segundo os dados, em 2013, houve uma queda de 15,5% nas vendas em relação ao ano anterior.
Os dois discos mais vendidos foram Já deu tudo certo, de Padre Marcelo Rossi, e Remixed, de Roberto Carlos. Ambos lançados no fim do ano, os álbuns trazem menos faixas e chegaram às lojas com um valor mais baixo que o habitual (R$ 9.99). O padre também liderou as vendas em 2012 com Ágape musical.
Marcelo Rossi foi acompanhado por outros religiosos na lista dos discos mais vendidos. Damares e Padre Reginaldo Manzotti também estão no top 10. Midnight memories, da boy band One Direction, é o único título internacional entre os dez melhores. Turma do Balão Mágico, Luan Santana, Paula Fernandes, Xuxa e Beyoncé foram os DVDs mais vendidos.
Formato digital
Por outro lado, a compra de músicas em formato digital no país subiu 22,39% em comparação com 2012. A pesquisa inclui músicas avulsas e álbuns completos. O aumento desse tipo de comércio é mundial, com 4,3%.