postado em 02/04/2014 14:27
Começa na próxima sexta-feira (4/4) a 14; edição do Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá (Fitb), tendo o Brasil como homenageado. Nesta condição, o país irá apresentar sete peças na capital colombiana, além de levar textos de outros 14 espetáculos de autores brasileiros para serem dramatizadas por atores locais.
Os brasileiros vão se juntar a mais de 3 mil artistas de 25 países. Feito a cada dois anos desde 1988, o Fitb já recebeu companhias de 50 países. A última edição teve um público de 2,8 milhões de pessoas. Para este ano, são esperados 3 milhões de espectadores.
O público terá a oportunidade de assistir Gonzagão - A lenda, de João Falcão, que abrirá a programação; Maravilhoso, de Diogo Liberano; Till - A saga de um herói morto, do grupo Galpão; O Jardim, de Leonardo Moreira; e Amores surdos, de Grace Passô, além das montagens de Toda nudez será castigada, de Nelson Rodrigues, e de Dama do mar, adaptação de Susan Sontag.
;Eu considero uma oportunidade excepcional na história do nosso teatro. Encenar sete peças em um festival considerado importantíssimo no mundo e levar 14 textos de autores brasileiros para encenação de atores locais é excepcional pra nós;, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Ela estará presente na abertura do festival. As cinco peças tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério das Relações Exteriores, enquanto as duas montagens são do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Além do intercâmbio cultural a que os artistas serão expostos, Marta também ressaltou a importância de mostrar outras faces da cultura brasileira. ;Nesse ano de Copa do Mundo, nós temos que mostrar que além das belezas do samba, carnaval e futebol, temos também uma diversidade cultural muito grande. Podemos mostrar nossa complexidade, nossa diversidade dramática e permitir que nossos autores sejam conhecidos e conhecerem outros autores;.
Além do teatro, o Fitb apresenta mostras de dança, circo, música, dentre outras atrações que ocorrem simultaneamente nas salas e ruas de Bogotá. O festival promete mobilizar a cidade, ocupando 30 salas de teatro, 11 locais na cidade, três parques, além de trazer 70 eventos acadêmicos. Mestres de artes cênicas dos cinco continentes vão ministrar oficinas e conferências nos 17 dias de festival.