postado em 06/04/2014 11:15
A protagonista de Gloria, a atriz Paulina García, levou o prêmio de melhor atuação feminina, entregue pela brasileira Leandra Leal. Paulina, que já havia recebido o Urso de Prata pela mesma atuação no Festival de Berlim, dedicou o prêmio aos compatriotas chilenos que sofreram com os abalos de um terremoto que recentemente atingiu o país. "Eu, como muitos chilenos também estou tremendo", disse ao subir ao palco.
Assista aos traillers
O argentino Um time show de bola levou os prêmios de melhor animação e música original, desbancando o brasileiro Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi, com quem concorria na primeira categoria. Outro filme brasileiro, O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares concorreu como melhor filme documentário mas o prêmio acabou sendo endereçado ao espanhol Con la pata quebrada, dirigido por Diego Gálan.
A atriz brasileira Sônia Braga, a grande homenageada da primeira edição, dedicou seu troféu ao amigo falecido ontem, o ator José Wilker com quem contracenou em Dona Flor e seus dois maridos (1976). ;Hoje tive a notícia de que meu amigo José Wilker morreu. Minha tristeza não se pode esconder. Estou triste por José mas me sinto muito honrada em estar aqui;, declarou. Os Prêmios Platinos do Cinema Ibero-Americano foram criados pela associação de produtores cinematográficos chamada Egeda (Entidad de Gestion y derechos de los Productores Audiovisuales) e visa dar maior visibilidade aos filmes ibero-americanos.
Confira a lista de premiados:
Melhor Ficção
Gloria (Chile)
Melhor Animação
Um Time Show de Bola (Argentina)
Melhor Documentário
Con La Pata Quebrada (Espanha)
Melhor Direção
Amat Escalante (Heli)
Melhor Ator
Eugenio Derbez (No Se Aceptan Devoluciones - México)
Melhor Atriz
Paulina García (Gloria - Chile)
Melhor Música Original
Emilio Kauderer (Um Time Show de Bola - Argentina)
Melhor Roteiro
Sebastian Lelio, Gonzalo Maza (Gloria)
A repórter é enviada especial do Correio à Cidade do Panamá