Diversão e Arte

José Wilker deixa vasto legado na história da dramaturgia brasileira

Velório do ator foi marcado por lembranças de amigos

Adriana Izel
postado em 07/04/2014 06:03

Artistas e populares foram dar o último adeus ao ator, morto no último sábado vítima de um ataque cardíaco fulminante

Familiares, amigos e fãs lotaram o Teatro Ipanema (RJ) para se despedir do ator e diretor José Wilker. Vítima de um infarto fulminante, no sábado, o artista de 69 anos foi cremado por volta das 18h de domingo, no Memorial do Carmo, na Zona Portuária da cidade. A cerimônia foi apenas para família. No velório, aberto para o público, estiveram presentes, entre outros artistas, Monica Torres, ex-mulher de Wilker; a jornalista Claudia Montenegro, atual namorada; os atores Milton Gonçalves, Beth Faria, Andréa Beltrão, Renata Sorrah, José Mayer e Tony Ramos; o diretor Dennis Carvalho e o autor de novelas Gilberto Braga.



Além das mais de 20 coroas de flores ; enviadas por amigos como Nicette Bruno, Zezé Polessa e Faustão ;, estavam a bandeira do Flamengo, time de coração do artista, fotos dos personagens mais importantes e cartazes de espetáculos que Wilker encenou no Teatro Ipanema: A China é azul (1972) e O arquiteto e o imperador da Assíria (1970), a primeira peça em que se apresentou no Rio. O ícone do cinema brasileiro tinha como marca registrada as meias e os tênis coloridos que costumava usar. Por isso, foi velado com um calçado cor-de-rosa.

;Há anos, Wilker adotava uma dieta ayurvedica (dieta indiana que usa um conjunto de temperos para prevenir doenças). Há 20 dias, nos encontramos e ele estava bem, não se queixava de nada. Era um homem fantástico e isso ficará marcado. Um brincalhão, até nesse momento de ir embora tão cedo;, contou Stênio Garcia, no velório. A simpatia do ator e diretor também foi lembrada por Giuseppe Oristano: ;Foi uma morte precoce. Estou com uma sensação de perda muito grande. Ele era uma pessoa bem-humorada e deve estar rindo disso tudo;.

[VIDEO1]

O que eles disseram

"Wilker foi um grande artista. A marca dele foi a elegância"

Artele Sales, atriz

"Nossa ligação vem de longe. Estamos juntos desde o início dele, aqui no Rio de Janeiro. Ele sempre foi uma influência enorme para mim. Era um cara muito culto, de um conhecimento que eu nunca consegui alcançar. Nos divertimos muito nas filmagens de O homem capa preta, de 1985. É importante salientar que Wilker se despede como grande mentor da nova geração de atores"

Tonico Pereira, ator

"O Zé ainda não é lembrança, nem saudade. Para mim, ele é uma presença constante nas nossas vidas. O que fica dele é que ele volte logo. Até já, Zé! Ano de Copa (do Mundo) e de eleição. A opinião dele fará falta"

Vera Holtz, atriz

"O espírito de Wilker deve estar surfando. Ele está ao lado de Paulo Goulart, Paulo Gracindo e Vinicius de Moraes. A turma lá de cima está boa demais. Bem melhor do aqui"

Antonio Pitanga, ator

"Ele sempre foi muito intenso. Quando estava alegre, era alegre mesmo. E quando estava furioso, sai de baixo. Naquela época (início da carreira), ele vinha aqui em casa comer arroz com ovo. Era o que tinha. Nos ensaios, ficávamos eu e Isabel (Ribeiro) sentadas na calçada do Teatro Opinião esperando ele chegar. E lá vinha ele, atrasado, mas com aquele ar brincante do nordestino"

Camilla Amado, atriz

"Ele tinha uma noção de tudo. Fica minha eterna gratidão"

Rafael Infante, ator e humorista


"O que fiz com ele que foi muito marcante foi Gabriela. Ele arrasou, como sempre. Ele tinha uma ousadia no trabalho. O que fica é a generosidade e a sabedoria. Ele era um homem de muito caráter e inteligência. Deixa um legado eterno"

Leona Cavalli, atriz

"Ele sempre me incentivou a escrever um livro. Minha última lembrança foi na semana passada. Ele me disse: ;Larga o (curso de) direito e volta para suas origens que é o teatro;. A lembrança que fica é que ele era um homem de muita bondade de generosidade. Estou até agora sem chão"

Ruth Gouveia, ex-atriz, amiga de Wilker há mais de 25 anos.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação