Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Exposição com 26 esculturas de Salvador Dalí chega em Brasília

Com entrada franca, a exposição será aberta no dia 16 de abril, e segue até 15 de junho, de terça e domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural

Um quadro do pintor Francisco de Goya serviu de impulso para Salvador Dalí criar toda uma série de esculturas no início dos anos 1970. Durante um passeio com a mulher, Gala, pelas ruas de Madri, o artista se deparou com um retrato de São Paulo pintado por Goya no século 18 e pendurado no interior de uma galeria. O dono da loja, Isidro Clot, apresentou o surrealista à obra e deu início a uma relação que resultaria em 44 moldes de escultura em cera, negociados em troca da pintura de Goya e de uma série de pagamentos sucessivos realizados ao longo dos anos. São 24 esculturas dessa leva que a Caixa Cultural apresenta na exposição Salvador Dalí ; Esculturas, em cartaz a partir de terça-feira e com curadoria do espanhol Francisco Lara.

Dalí não tinha pudores quando se tratava de dinheiro. Conhecido por desafiar fronteiras de autoria artística para encorpar o caixa, o artista vendeu ao galerista os direitos de reprodução das obras em diversos tamanhos e com diferentes utilidades. O conjunto foi batizado de Coleção Clot. As obras que vêm ao Brasil pesam, em média, 4 toneladas, mas os moldes renderam até peças para joias. ;Estes direitos de reprodução permitiam a Isidro Clot editar as esculturas em qualquer escala, inclusive monumental, o que fez com que realizasse contratos com terceiros para a confecção de joias;, explica Lara.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

[SAIBAMAIS]Por causa das dimensões, as peças viajaram de navio da Espanha até o Brasil. O curador fez uma montagem pedagógica para explicar a questão da autoria na arte. Além das 24 peças consideradas originais, ele incluiu duas outras que não pertencem à Coleção Clot, embora sejam tidas como obras de Salvador Dalí. As obras feitas para Clot são consideradas originais porque foram modeladas pelo próprio artistas e reproduzidas em edições de apenas oito exemplares, detalhe que, no mercado de arte, é responsável pela autenticação da autoria e valorização da obra.

Nos anos seguintes, Dalí subverteria essa lógica ao autorizar inúmeras reproduções de trabalhos como esculturas e gravuras. ;Em geral, no mercado de arte, é aceita como escultura original aquela da qual se realiza uma edição de dois a oito exemplares mais uma peça do autor. Há autores que trabalham com outros critérios sobre as quantidades. Isso não é uma lei escrita. O escultor Manuel Cusach, autor de várias esculturas para a Sagrada Família de Barcelona, realiza habitualmente edições de 12 exemplares;, explica o curador.


Salvador Dalí ; Esculturas
26 esculturas de Salvador Dalí. Curadoria: Francisco Lara. Abertura dia 16 de abril. Visitação até 15 de junho, de terça e domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4, CEP 70092-900 ; Brasília, DF)