postado em 16/04/2014 09:23
Com feições confusas, Kurt Cobain assume o primeiro plano e oferece uma porção de sorvete, enquanto grupos de pessoas desconhecidas, e aparentemente muito felizes, festejam em frente à sorveteria intitulada Nirvana. A peça publicitária irreal em questão é apenas uma da série de reinvenções pensadas pelo diretor de arte francês David Redon, autor do projeto Ads Libitum. Admirador declarado dos anúncios antigos e da música pop contemporânea, o artista parisiense juntou duas paixões e remontou cartazes comerciais famosos, originalmente impressos em meados do século 20.
As obras de Redon remodelam propagandas antigas de vários segmentos e chamam atenção pela irreverência, manutenção do aspecto vintage e pela identidade visual, que passeia sobre uma realidade alternativa. Em Ads libitum, celebridades atuais oferecem produtos de beleza e higiene, refrigerantes, rótulos de cerveja, automóveis e, até mesmo, churrasqueiras, todos com nomes vindos de canções ou de frases famosas, relacionadas aos artistas homenageados. Desde julho de 2013, quando o projeto teve início, já foram publicadas 28 peças nas redes sociais.
Apaixonado por anúncios russos, chineses e norte-americanos das décadas de 1950 a 1970, especialmente, o autor decidiu unir esta admiração a outra. ;Sou apaixonado por publicidade e por música, e notei que muitos títulos de canções soam como reivindicações publicitárias. Então decidi misturar os dois, para criar anúncios de canções vintage. Quero passar a mensagem que tudo é propaganda, até mesmo arte;, comentou em entrevista exclusiva ao Correio.
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