Diversão e Arte

DJ Hugo Mendez apresenta coletânea de sons ainda desconhecidos; confira

O som cubano é o mais conhecido quando se trata da música caribenha, mas 'Haiti Direct' vem para ampliar esse horizonte

postado em 21/04/2014 10:32

O som cubano é o mais conhecido quando se trata da música caribenha, mas 'Haiti Direct' vem para ampliar esse horizonte
Para ir além das canções que configuram nas listas das mais tocadas pelo mundo, Haiti Direct: Big Band, Mini Jazz & Twoubadou Sounds, 1960-1978 é a alternativa para quem está cansado de ouvir mais do mesmo. A coletânea é resultado de anos de pesquisa do DJ Hugo Mendez, do coletivo londrino de DJs Sofrito. O álbum duplo reúne uma coleção de faixas produzidas na ilha caribenha entre 1960 e 1978. A produção celebra o legado musical do Haiti, indo além dos ritmos Ra-ra e vodu para traçar um som único que ecoa em todo o Caribe, mas não é tão conhecido fora da região. O jornal americano Sunday Times chamou o trabalho de ;escuta essencial;.


O som cubano é o mais conhecido quando se trata da música caribenha, mas Haiti Direct vem para ampliar esse horizonte. Mendez redescobriu 28 gravações perdidas entre fitas cassetes e vinis. ;O som haitiano é extremamente importante em vários países. Influenciou muita música no Caribe e na América do Sul, como Colômbia e o norte do Brasil. É parte da história musical que não é apresentada adequadamente;, conta Mendez. O lançamento está disponível em CD ou LP duplo, em MP3 e para download no site da gravadora Strut Store, no iTunes e na Amazon.

Durante a pesquisa, Mendez chegou a conhecer alguns dos músicos que fizeram história na época. Muitos deles tiveram de fugir do país para evitar os abusos do regime ditatorial de François ;Papa Doc; e de Jean-Claude ;Baby Doc; Duvalier ; um dos motivos por esse período musical ter ficado esquecido por tanto tempo. ;Tem sido difícil ter acesso a essa herança. A coletânea traz músicas que foram muito importantes para várias pessoas, mas não se encontravam disponíveis na América ou na Europa;, avalia o produtor do disco.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação