Diversão e Arte

Qualidade de adaptações de romances para quadrinhos divide opiniões

A ideia, se trabalhada de forma apropriada, ajuda a disseminar material literário e toca a curiosidade do público quanto ao textos originais, podendo influenciar leitura das obras

postado em 27/04/2014 08:25
Obras de Franz Kafka estão entre as mais adaptadasNem sempre as histórias em quadrinhos tratam dos universos de heróis, vilões e de situações fantasiosas. Às vezes, as tramas surgem de livros clássicos da literatura. Há espaço para adaptações de romances, ficção e poesia assinadas por quadrinistas. Entretanto, a iniciativa divide opiniões de estudiosos.


Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; O cortiço, de Aluísio Azevedo; Moby Dick, de Herman Melville; e O processo, de Franz Kafka, são títulos que ganharam revistas ilustradas. A ideia, se trabalhada de forma apropriada, ajuda a disseminar material literário e toca a curiosidade do público quanto ao textos originais, podendo influenciar leitura das obras.

Leitor assíduo e sócio da loja Kingdom Comics, Lima Neto, 37 anos, já teve boas experiências com adaptações. ;Quando eu tinha 14 anos, li uma adaptação de Moby Dick desenhada por Bill Sienkiewicz, muito boa, que me conquistou. Logo em seguida, fui a uma biblioteca atrás do livro original;, revelou. O empresário indica releituras ilustradas pelo norte-americano Peter Kuper ; o desenhista, autor das tiras Spy vs. Spy, recriou A metamorfose e Give it up, ambos de Franz Kafka.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação