postado em 01/05/2014 08:34
Em uma demonstração de que documentários musicais sobre Brasília não falam somente do rock nos anos 1980, o In-Edit ; festival que surgiu na Espanha, em 2003, e que chega à sua 6; edição no Brasil ; exibe o filme Geração Baré-Cola. O longa de estreia do fotógrafo Patrick Grosner conta a história de bandas brasilienses da década de 1990, como Raimundos, Little Quail and The Mad Birds e Maskavo Roots, por meio de entrevistas, animações, imagens em VHS e fotografias que Grosner tirou na época.
;Nos anos 1990, saiu uma reportagem no Correio Braziliense que estimava um número de 450 bandas ativas de rock na cidade. Quantas outras cidades no Brasil tiveram um número tão grande de bandas e uma ligação tão forte e espontânea com o rock como Brasília? Era incrível! Tínhamos shows quase todos os dias. E tudo muito natural, sem recursos. O verdadeiro espírito roqueiro. Isso me motivou a falar sobre o tema;, explica o diretor.
Finalizado há dois anos, Geração Baré-Cola ainda não conseguiu uma exibição comercial. Depois de não ter sido selecionado em 2012 pelo Festival de Cinema de Brasília, o filme passou por testes de audiência na capital federal e em Curitiba, em agosto e setembro do ano passado, respectivamente, e teve um bom retorno da público.
CineSESC
De 1 a 11 de maio, nas salas do CineSESC, MIS-SP, Cinemateca Brasileira, Matilha Cultural, Cine Olido e Centro Cultural São Paulo, em São Paulo. Ingressos: R$ 10 no CineSESC e entrada franca nas demais salas. Não recomendado para menores de 14 anos.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .