Há dois anos, o norte-americano Robert Jahns começou a fazer o projeto Nois 7 nas redes sociais. Na época, ele não tinha ideia da dimensão que o trabalho conquistaria na internet. A proposta do diretor de arte era transformar as inspirações em imagens. Esses devaneios resultaram na inclusão, com auxílio digital, de elementos fantásticos em fotografias realistas. ;O projeto tomou forma em 2012 no Instagram, mas, na verdade, existe desde que iniciei os trabalhos de edição digital aos 16 anos;, conta o artista ao Correio.
Jahns acredita que as imagens fotográficas possibilitam viver sonhos indiretamente. ;Eu quero mostrar que as coisas mais impossíveis são possíveis. Esse trabalho é sobre a capacidade de expandir a imaginação das pessoas e fazer com que alguns sonhos se tornem realidade;, explica.
As inspirações para as obras vêm de tudo que o cerca: de músicas a textos, passando, claro, pela fotografia. Algumas das imagens são clicadas pelo próprio artista, porém, muito atarefado, Robert Jahns nem sempre consegue tempo para ir aos locais que gostaria.
Confira entrevista com Robert Jahns
Como e quando você começou o projeto?
Eu sou editor digital desde os 16 anos. Eu comecei o projeto na minha conta no Instagram há dois anos. Eu tive um tempo para descobrir meu estilo, que tenho agora, então eu digo que é um processo que nunca acaba.
As imagens misturam coisas reais com fantasiosas. Qual é a sua inspiração para isso?
É a minha mente. Eu sempre tenho imagens presas na minha mente e é ótimo ter a possibilidade de criar essas imagens. Minha inspiração vem de tudo que me cerca, pode ser de música, algumas palavras ou fotografias.
Você costuma colocar efeitos nas fotos de outras pessoas. Porque e como isso acontece? As pessoas costumam te enviar fotos?
Sim, eu sempre tenho ideias na minha mente e nem sempre sou capaz de tirar as fotos que eu preciso. Eu sou um diretor de arte que trabalha em uma agência, então, eu não tenho muito tempo para fazer fotos para o Instagram, que é um hobby.
Quais são os efeitos que você usa nas fotos? E quais são as técnicas?
Eu não entro muito em detalhes, mas uso algumas técnicas. Eu uso meu iPhone com alguns aplicativos como ArtStudio, Filterstorm e comecei agora a usar ImageBlender e Superimpose.
Você quer mostrar alguma coisa com esse projeto, o que?
Sim, eu quero mostrar que mesmo as coisas impossíveis podem se tornar possíveis. Para mim, esse projeto é sobre exaltar a imaginação das pessoas e tornar algunas sonhos realidade nas minhas imagens.
Nas suas imagens é comum o uso de balões, montanhas-russas, skates, etc. Por que você usa esses elementos?
Emoções são muito importantes para mim e para todo ser humano. Todo elemento evoca uma emoção. Eu amo balões. Amo montanhas-russas, elas fazem com que me sinta bem e tem aquela adrenalina engraçada. Já o skate é algo que me sentia confortável quando tinha 16 anos. Esporte é algo que faz parte da minha vida desde os 6 anos.
Você já trabalhou com cenários brasileiros? Tem vontade?
Não trabalhei ainda, mas se eu tiver a chance de ir ao Brasil tenho certeza que vou conseguir bons cliques e ótimas ideias para as minhas criações.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .