postado em 07/05/2014 08:50
Embalado por duas paixões, o francês Hervé Bourhis conduziu o projeto gráfico 45 rotações de rock. Admirador declarado de música, o ilustrador deu traços a singles de várias vertentes do gênero, lançados em épocas distintas. No acervo desenhado, há, inclusive, uma homenagem aos Mutantes, com uma releitura gráfica de Panis et circenses, canção que abre o disco debutante do grupo, homônimo à banda, prensado em 1968.Pós-punk, blues, indie, ska, surf grunge, rockabilly e a tropicália psicodélica dos Mutantes são exemplos de vertentes do rock desenhadas por Bourhis em 45 rotações de rock. Cada página do título carrega um single ilustrado pelo francês, ao lado de curiosidades diversas. Em determinados trechos, o autor usufrui de humor para construir tiras e pequenos quadros relacionados às bandas.
Na página direcionada a Panis et circenses, Bourhis traça um pouco da história dos arranjos barrocos na música brasileira e da tropicália. Entre as ilustrações, o artista escreve que os Mutantes, com impulso de Gilberto Gil e Caetano Veloso, se tornam o mascote do movimento. ;O tropicalismo é uma revolução, um chamado à transgressão, como se Sgt. Pepper dançasse samba sob os olhos dos generais, clamando pela perversão cultural;, destacou na obra.
Confira trechos do livro
Panis et circenses - Os Mutantes
O autor escreve: "Os arranjos barrocos da música são responsabilidade do maestro Rogério Duprat, que considero o George Martin ou o Brian Wilson brasileiro. Ele foi compositor de trilhas sonoras de filmes e fez experiências na Europa, com Stockhausen, anets de assumir o risco, com mais de 35 anos, de se aventurar com a jovem geração tropicalista, o que fez com grande alegria".
My generation - The Who
O autor escreve: "A famosa gagueira de Daltrey na música seria inspirada em John Lee Hooker, mas também é considerada uma homenagem à dicção caótica dos mods, que funcionavam à base de anfetaminas".
London calling - The Clash
O autor escreve: ";A nuclear error;, da qual fala Joe Strummer na música, faz alusão à catástrofe de Three Mile Island (EUA, março de 1979). ;This is London calling; era a vinheta de um programa de rádio durante a segunda guerra mundial transmitido em toda a Europa. A música termina com um código morse (S.O.S)"
Light my fire - The Doors
O autor escreve: "Ed Sullivan queria que os Doors tocassem seu sucesso no programa. Apenas com uma condição, não usar a palavra "higher", muito sexual. Os Doors aceitam. Porém, Morrison não mudou nada e cantou, gritou "higher" ao vivo. Sullivan, furioso, nunca mais convidaria os Doors para o seu programa".
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .