Diversão e Arte

Organizadores anunciam quatro finalistas da 30ª edição Turner

Este ano a lista de selecionados pretende mostrar a diversidade de técnicas dos artistas contemporâneos, da narração verbal a videoarte

Agência France-Presse
postado em 07/05/2014 10:24
Londres - Um irlandês, um inglês, um galês e uma canadense são os quatro finalistas da 30; edição do prêmio britânico Turner, um dos mais prestigiosos da arte contemporânea, anunciaram os organizadores nesta quarta-feira (7/5) em Londres.

[SAIBAMAIS]Ciara Phillips, Tris Vonna-Michell, James Richards e Duncan Campbell são os candidatos ao prêmio de ;25.000 (42 mil dólares), concedido a artistas britânicos ou residentes no Reino Unido. O prêmio Turner ganhou fama ao divulgar artistas como Damien Hirst, Tracey Emin ou Steve McQueen - o diretor do filme "12 Anos de Escravidão "- e, sobretudo, desafiando as convenções sobre o que constitui a arte.



Em 2013 a obra premiada foi uma instalação da francesa Laure Prouvost. Este ano a lista de selecionados pretende mostrar a diversidade de técnicas dos artistas contemporâneos, da narração verbal a videoarte. "Os quatro pré-selecionados compartilham uma importante presença internacional e a capacidade de adaptar, reencenar e reinterpretar seus trabalhos e os dos outros", disse Penelope Curtis, presidente do júri.

James Richards, um galês de 30 anos, é conhecido por criar vídeos com o uso de diversas fontes, como material próprio ou imagens do YouTube. O inglês Tris Vonna-Michell, de 31, é um narrador que realiza performances ao vivo e que usa instalações artísticas como cenário. A canadense Ciara Phillips, de 37, que vive em Glasgow, usa fotografias e telas para criar pinturas e instalações.

Campbell, que nasceu na Irlanda em 1972 e também vive em Glasgow, foi selecionado pela instalação "It and Others", já exibida na Bienal de Veneza em 2013. Além das 25 mil libras para o vencedor, cada finalista recebe 5 mil libras (8.500 dólares).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação