postado em 08/05/2014 08:08
O aumento da produção audiovisual é tema do 1; Seminário sobre a criação da DFCine, que ocorre nesta sexta-feira (9/5) na Biblioteca Nacional. O debate reúne convidados nacionais em torno da criação de uma agência-empresa da área, específica para o Distrito Federal. A primeira fase abordará a importância da criação desses organismos no aprimoramento do cinema local, com o compromisso de transformar a capital no terceiro polo produtor do Brasil, competindo com Rio de Janeiro e São Paulo.
;Queremos que a criação deste mecanismo incentive o crescimento da sétima arte na capital;, conta o cineasta Pedro Lacerda, coordenador do Seminário. ;Hoje, não faltam investimentos para o cinema, mas os caminhos de acesso aos editais são confusos. Há dificuldades no repasse da verba e na orientação dos profissionais;, complementa.
Aberto ao público, o evento contará com a participação de personalidades do segmento audiovisual brasileiro, como Alfredo Manevy, futuro presidente da SPCine, e o atual secretário municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira ; que já foi ministro da Cultura em 2008. A intenção é que a experiência dos colegas do eixo Rio-São Paulo colabore com a criação da DFCine. Além desses representantes, o seminário agregará delegações da Ancine (Agência nacional de cinema e audiovisual), da RioFilme (empresa distribuidora de filmes), da Secretaria de Cultura do DF, além de cineastas e de produtores locais.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .