postado em 14/05/2014 08:51
É tempo de trocar figurinhas repetidas. Ou nem tanto. Em 2014, o Festival de Cannes parece não ter entendido a necessidade de renovação. Um dos principais encontros cinematográficos do mundo optou por uma curadoria confortável, selecionando novos filmes de diretores consagrados no evento que ocorre de hoje até 25 de maio, na Costa Azul francesa.
[SAIBAMAIS]Nomes ultraconhecidos pelos cinéfilos disputarão entre si, em um campeonato em que praticamente todos os participantes são veteranos. Levantamento do Correio indica que o cineasta inglês Ken Loach é o recordista de apresentações no Palais des festivais, com 15 mostras competitivas desde 1979 ; ano em que participou pela primeira vez. Conhecido pelo realismo social, ele marcará presença mais uma vez em uma competição, oito anos depois de vencer a Palma de Ouro por Ventos da liberdade (2006). O realizador britânico apresenta Jimmy;s hall, a história de um ativista político irlandês deportado durante os anos 1930 para fora do país.
O veterano cineasta francês Jean-Luc Godard disputa pela sétima vez a Palma de Ouro. Ainda não se sabe muitas informações sobre Adeus à linguagem, o novo filme do renomado diretor. No entanto, é certo que apenas o nome de um dos ícones da nouvelle vague concentrará as atenções da crítica especializada e, possivelmente, levará algum troféu.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .