Ricardo Daehn
postado em 14/05/2014 08:59
A pequena representação brasileira em Cannes, restrita ao curta pernambucano Sem coração (de Tião e Nara Normande) escalado para o segmento paralelo, não aniquila, de tudo, o Brasil do cenário. Na verdade, a fita sobre um menino de classe média, em férias por Alagoas, é um aperitivo da presença nacional que se completa por Walter Salles ; à frente da Fábrica dos cinemas do mundo (um projeto de impulso para diretores de cinematografias emergentes) ; e Daniela Thomas (codiretora de Linha de passe) no júri da Cinéfondation e na análise de curtas em competição.
[SAIBAMAIS]Entre as celebridades esperadas, Catherine Deneuve apresentará o mais recente trabalho assinado pelo prestigiado André Téchiné, In the name of my daughter, em lista fora de competição. Muitos atores, em time que inclui Asia Argento, exibirão, em mostras paralelas, avanços na direção. Depois de aclamado em Cannes, quando esteve no elenco do cult Drive, Ryan Gosling comparece com Lost river, longa sobre uma mãe em dificuldades que cria um filho quase abduzido pela estranha realidade de um mundo submerso.
A língua hispânica chega, por sinal, com certa visibilidade, aos eventos paralelos, já que Lisandro Alonso está à frente de Jauja, encabeçado por Viggo Mortensen em trama de isolamento, num deserto em que pai e filha partem da Dinamarca para chegar ao nada. Ambientado na zona madrilena de Carabanchel, Hermosa juventud (do espanhol Jaime Rosales) destaca o registro da jornada de um casal de classe operária. Na programação de sábado, desponta o húngaro Kornél Mundruczó, que tem 10 anos de regularidade na competição. Ele defenderá o curioso White God: na trama, que conta com 200 cachorros, a pequena Lili vê o pai separá-la de um amado cão.
Confira a lista dos indicados do Festival de Cannes de 2014
Map to the Stars, de David Cronenberg (Canadá)
Sils Maria, de Olivier Assayas (França)
Saint Laurent, de Bertrand Bonello (França)
Kis Uykusu, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)
Deux Jours, Une Nuite, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica)
Mommy, de Xavier Dolan (Canadá)
Captives, de Atom Egoyan (Canadá)
Adeus à Linguagem, Jean-Luc Godard. (França/Suiça)
The Search, de Michel Hazanavicius (França)
The Homesman, de Tommy Lee Jones (EUA)
Futatsume no Mado, de Naomi Kawase (Japão)
Mr. Turner, de Mike Leigh (Reino Unido)
Jimmy;s Hall, de Ken Loach (Reino Unido)
Foxcatcher, de Bennett Miller (EUA)
Le Meraviglie, de Alice Rohrwacher (Itália)
Timbuktu, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia)
Relatos Salvajes (Wild Tales), de Damian Szifron (Argentino)
Leviathan, de Andrey Zvyagintsev (Rússia)