Diversão e Arte

Exposição de Alexandre Fortes retrata personalidades da cidade

Fotógrafo Alexandre Fortes registrou rostos de pessoas como Ellen Oléria e Nicholas Behr para exposição em junho

Especial para o Correio
postado em 17/05/2014 08:59

Foto do jornalista Ari Cunha estará na exposição a partir de 10 de junho

Depois de morar no Rio de Janeiro por dois anos, a saudade de Brasília ficou incontrolável dentro do peito do fotógrafo Alexandre Fortes, 27 anos. O sentimento foi transformado em um projeto que, por quatro anos, preencheu a rotina do jovem brasiliense. O trabalho se iniciou em 2009 e ganha forma, em junho, na exposição A cara de Brasília. A mostra apresenta 50 retratos de pessoas marcantes da cidade. Os rostos representam a pluralidade dos cidadãos que ajudaram a construir a história da capital.

.

As fotos retratam personalidades conhecidas da grande mídia ou do nosso cotidiano. A beleza singular de cada personagem compõe uma exposição capaz de fazer com que o observador se identifique, independentemente de sua relação com a cidade. ;Tinha uma sede insaciável de promover Brasília. Precisava mostrar para a própria cidade, para o resto do país e quem fosse ver no exterior as caras que compõem Brasília. As pessoas veem a capital de uma maneira muito política e burocrática. Aqui tem gente, cultura e personalidade;, afirma Alexandre.

As linhas da arquitetura deram lugar aos contornos dos rostos. A escolha não foi fácil. O fotógrafo confessa que, se usasse o critério de ter que ser importante para Brasília, teria que fotografar toda a população e isso não seria possível. ;Algumas pessoas são consideradas celebridades. Outras contribuem, anonimamente, para a cidade. O projeto não pensa, em nenhum momento, fechar as portas para ninguém ou tachar que essas são as únicas pessoas a serem fotografadas, que são a cara de Brasília. O conceito é aberto. Quero que as pessoas se identifiquem para se sentirem parte da exposição;, revela.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação