Publicidade

Estado de Minas

Livro de André Sant'anna traça perfil crítico, mas pop da vida brasileira

Em O Brasil é bom, André Sant'anna escreve 23 contos com uma visão crítica e bem-humorada do modo de vida no Brasil


postado em 19/05/2014 06:05 / atualizado em 19/05/2014 09:36

André: 'A Copa não vai melhorar em nada o Brasil e a vida dos brasileiros'(foto: Lúcia Wroblewski/Divulgação)
André: 'A Copa não vai melhorar em nada o Brasil e a vida dos brasileiros' (foto: Lúcia Wroblewski/Divulgação)
O desencanto tem sido um companheiro para o escritor André Sant’anna e boa parte desse sentimento está nas crônicas e nos contos de O Brasil é bom, recém-lançado pela Companhia das Letras. Na primeira parte, abrigados sob títulos irônicos como O Brasil não é ruim, Amando uns aos outros e Comentário na rede sobre tudo o que está acontecendo por aí, estão os contos nos quais o autor não dispensa a linguagem escrachada para tratar das mazelas brasileiras.

Na segunda parte, um misto de novela e contos permeados pelo mesmo personagem, um George Harrison bem brasileiro e um tanto autobiográfico, é mais ameno, mas não menos irônico. Futebol, rock e revolução fazem parte do cardápio de temas abordados nos últimos cinco textos.

Leia mais notícias em Diversão & Arte

Filho do também escritor Sérgio Sant’anna e autor de O paraíso é bem bacana, livro que conquistou leitor e crítica em 2006 com a narrativa cacofônica sobre a trajetória de um jogador de futebol, André escreveu O Brasil é bom motivado por uma constatação."O maior problema do governo Lula foi ter forjado uma ideia de que o Brasil teria se tornado a maior das maravilhas. Eu não conseguia ver essa maravilha toda quando descia à rua e via a quantidade de crianças dormindo na calçada, enquanto esses carrões de vidro fumê andam sem respeitar as faixas de pedestres, os sinais fechados e as pessoas em geral", explica.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade