Diversão e Arte

Competindo na disputa, Jean-Luc Godard está cansado do festival de Cannes

A 67ª edição do evento é realizada entre filmes empolgantes e grandes decepções

Ricardo Daehn
postado em 22/05/2014 09:05
Jean-Luc Godard fuma charuto nos bastidores de Adeus à linguagem: cineasta esnobou júri de Cannes
O Festival de Cannes segue firme e forte até sábado, quando serão anunciados os vencedores da 67; edição ; mas leva lá seus trancos. O veterano Jean-Luc Godard, com participação em dois filmes, Adieu au Langage (o primeiro filme em 3D do realizador) e As pontes de Sarajevo (obra conjunta com outros 12 colegas), virou as costas para o evento que ele conhece de ponta-cabeça. Competindo com filme sobre traições e uma narrativa cíclica, na base da repetição, um dos líderes da nouvelle vague está cansado da mostra francesa. ;Eu já fui lá em repetidas ocasiões. A gente ali só olha filmes e bate papo, se gosta disso e daquilo ou não gosta, e mais nada;, resumiu Godard a uma rádio suíça.

Oscilando entre filmes instigantes e outros títulos decepcionantes, o festival de cinema mais antigo do mundo ainda pode surpreender. Na outra ponta da cadeia competitiva pela Palma de Ouro, um estreante, o canadense Xavier Dolan (de Eu matei a minha mãe) estará na berlinda, com o longa Mommy, no qual retrata um filho hiperativo de uma viúva, cuja esperança pode estar cruzando a rua, na amizade com uma nova moradora de bairro. Com longa ficha corrida no festival, no 14; longa apresentado, Olivier Assayas comparecerá, amanhã, com Sils Maria.

Leia mais notícias em Diversão & Arte

Na trama em torno da arte da encenação, o diretor encherá o tapete vermelho com beldades como Juliette Binoche, Chlo; Grace Moretz e Kristen Stewart. Acumulando beleza e 10 participações no evento, a atriz e diretora Asia Argento estará, hoje, na contenda da mostra Um Certo Olhar, com o filme Incompresa. Argento mostra a jornada de uma menina desconsiderada pela família no processo de separação dos pais.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação