Diversão e Arte

Documentário O Sal da Terra ganha prêmio especial no Festival de Cannes

O prêmio do júri foi para 'Force Majeure', já o de melhor direção saiu para 'Party girl'

Agência France-Presse
postado em 23/05/2014 16:11
Filme O Sal da Terra, com o fotógrafo Sebastião Salgado e Wim Wenders
O documentário O Sal da Terra, de Juliano Salgado, sobre a obra de seu pai - o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado - e codirigido pelo alemão Wim Wenders, recebeu nesta sexta-feira o prêmio especial da seção Um Certo Olhar no Festival de Cannes.

"Estou muito emocionado com o prêmio para este filme, com o qual tentamos enviar uma mensagem de otimismo", disse Juliano Salgado ao receber o prêmio que recompensa o filme sobre a obra de seu pai.

Win Wenders, que teve que voltar na véspera a Berlim, enviou uma mensagem dizendo-se louco de alegria pelo prêmio, que era disputado por 20 filmes de 23 países. O documentário apresenta um olhar profundo e íntimo da vida e obra de Sebastião Salgado, que há 40 anos percorre várias partes do globo testemunhando a fome, os êxodos, guerras e a destruição do planeta, mas também paisagens e territórios virgens, grandiosos.



O Sal da Terra, único documentário apresentado nesta seção oficial do Festival de Cannes, vai estrear em outubro na França, e no Brasil deve chegar às telonas no fim do ano. O filme já foi comprado por vários países europeus, além de Austrália e Nova Zelândia.

O júri presidido pelo diretor argentino Pablo Trapero concedeu também o prêmio principal da seção Um Certo Olhar para o filme futurista White God, do húngaro Kornél Mundruczó, em que cães errantes se rebelam contra os humanos.

O prêmio do júri foi para Force Majeure, do diretor sueco Ruben ;stlund, uma comédia sobre uma família amante de esportes de inverno que, sentada em um restaurante na montanha, vê uma avalanche. O marido foge, deixando para trás a esposa e os filhos. Mas o desastre não acontece e coloca em questão o futuro do casal.

O prêmio de direção foi para o filme francês Party girl, com Marie Amachoukeli, Claire, Claire Burger e Samuel Theis. O ator australiano Davil Gulpilil, que vive um aborígene perdido entre passado e presente no filme Charlie;s Country, de Rolf de Heer, recebeu o prêmio de melhor atuação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação