postado em 25/05/2014 08:15
Da quente, ensolarada e colorida Brasília à gélida, bucólica e branca Helsinque (Finlândia), o artista Bruno Leo Ribeiro, ex-morador da Asa Sul e do Cruzeiro Velho, fez uma aposta ousada para alcançar o sonho de adquirir experiência internacional como designer gráfico. A ideia deu certo, principalmente quando o brasiliense entrelaçou o talento à paixão pela música. Há três meses, o designer e publicitário começou a repaginar capas de discos clássicos do rock, no projeto Album cover cover, e repercutiu nas redes sociais e em ambos os países.Em março, a partir de um trabalho final de pós-graduação regado a heavy metal e rock, Bruno Leo Ribeiro redesenhou a primeira das 25 capas que compõem o acervo heterogêneo. ;A ideia inicial era basicamente me divertir. Trabalho como diretor de arte, e então, resolvi que isso me ajudaria de muitas maneiras. Além de me manter criativamente ativo, desenvolveu minhas habilidades em design;, comentou.
A forma de trabalhar é simples e, também, prazerosa. Ribeiro coloca um dos álbuns prediletos para tocar, aprecia o momento de descontração e, posteriormente, começa as ilustrações com trechos ou detalhes recolhidos do disco ; sempre as construindo com dosagens de uma visão particular. ;Escolho um disco que estou a fim de ouvir, preparo as ferramentas de design no computador, aperto o play e começo a fazer. Quando pego um disco, já começo a pensar na ideia. Daí pra frente é correria para achar referências, imagens para desenhar o conceito;, revelou.
Lapidação
Após consumir o rock;n; roll, heavy metal, hard rock e algumas outras vertentes, o autor de Album cover cover demora apenas algumas horas para transformar os esboços no material lapidado. O resultado é divulgado na internet, em redes sociais e páginas diversas, às vezes acompanhado de um vídeo com o making of do projeto recém-construído. ;Tento pensar em capas famosas ou discos que gosto muito. Algumas bandas são pouco conhecidas, mas, mesmo assim, me divirto bastante refazendo as capas. Tento compartilhar com amigos e receber as críticas;, ponderou.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.