Diversão e Arte

Brasil é um ideal do futuro, de acordo com o sociólogo Domenico de Masi

Por conta da cultura miscigenada e uma política de não se envolver em guerras, o país tem aspectos positivos

Nahima Maciel
postado em 26/05/2014 08:03
O especialista acredita que China e Índia também serão exemplos no futuroA Europa está mergulhada em uma onda de pessimismo, mas Domenico de Masi é um otimista. Quatorze anos depois de publicar O ócio criativo, no qual analisou a preciosidade do tempo livre no cotidiano humano, o sociólogo italiano agora quer buscar modelos de sociedade para o futuro em países em desenvolvimento. Em O futuro chegou: modelos de vida para uma sociedade desorientada, Masi analisou cinco modelos que considera exemplares para o mundo e, entre eles, está a sociedade brasileira.

A miscigenação, o fato de ser um país pacífico, a humanidade e o sincretismo da cultura brasileira são alguns dos aspectos positivos apontados pelo italiano como exemplos a serem seguidos. Na mesma categoria, Masi inclui a Índia e a China. ;A Índia é um modelo intelectual e espiritiual. A China é um grande exemplo de organização;, diz. O sociólogo estará em Brasília hoje para a palestra O modelo brasileiro na sociedade pós-industrial, na Embaixada da Itália, como parte da programação do projeto Itália na Copa.



Para Masi, a onda pessimista que assola a Europa é fruto da falta de paradigmas que possam orientar a construção da sociedade. Em períodos como a Renascença ou a Grécia Antiga, a existência de um modelo projetava as sociedades para o futuro. Ele acredita que hoje não há modelos a serem seguidos e, por isso, a civilização está desorientada. Abaixo, o sociólogo conta por que é preciso buscar novos modelos nas sociedades em desenvolvimento.

O modelo brasileiro na sociedade pós-industrial

Palestra com Domenico de Masi. Segunda, às 18h, na Embaixada da Itália. Inscrições: eventos.brasilia@esteri.it


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação