Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Livro de Lewis Carroll ganha versão ilustrada com a artista Yayoi Kusama

A combinação das imagens visualizadas por Kusama durante as crises e a loucura da narrativa de Carroll aparecem muito bem casadas nessa versão ilustrada de "Alice no país das maravilhas"


A própria Kusama já comparou o mundo de Alice às suas próprias alucinações. A artista sofre de doenças mentais e vive em um hospício, em Tóquio, há 20 anos. Durante uma performance, no fim dos anos 1968, ela declarou: ;Eu, Kusama, sou a versão moderna de Alice no país das maravilhas;.

Vanessa Bárbara também tem uma relação antiga com Alice. Ela sempre admirou os jogos de lógica, os diálogos nonsense e o ritmo da narrativa de Carroll. Na faculdade, fez uma prova sobre o livro na qual escreveu invertido, como se estivesse em frente a um espelho. ;Foi incrivelmente divertido;, conta. ;Adoro, por exemplo, os diálogos da Alice durante o chá maluco, enfim, acho a maior graça em ver um personagem tentando usar a razão e insistindo em fazer perguntas sensatas aos outros, que por sua vez estão completamente enlouquecidos e engajados em suas lógicas próprias. E nesse caminho eles vão confundindo e manipulando a coitada da Alice, até que ela mesma esteja seguindo uma lógica torta.;

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .