Diversão e Arte

Primeira edição da Expo Hip-Hop Brasil reúne apresentação de 70 artistas

Gabriel Pensador (RJ), GOG (DF), NDEE Naldinho e Thaide (fundadores do Movimento Hip Hop, de São Paulo), Edi Rock e KL JAY estão confirmados no evento

postado em 29/05/2014 08:40

Diversos artistas estiveram presentes na coletiva de imprensa do evento, realizada na última terça-feira
Ceilândia, uma das protagonistas da cena do hip-hop nacional, recebe, a partir de sexta-feira (30/5), a 1; Expo Hip-Hop Brasil, o maior festival de cultura urbana da América Latina. Serão três dias de evento, com batalhas de MCs, exibição de filmes, oficinas de grafite, campeonato de break, batalhas de b-boys, jogos urbanos, e a realização da 3; etapa do Circuito Brasiliense de Skate. Entre os mais de 70 artistas que se apresentarão, estarão nomes importantes da cidade e de outros estados, como Gabriel Pensador (RJ), GOG (DF), NDEE Naldinho e Thaide (fundadores do Movimento Hip Hop, de São Paulo), Edi Rock e KL JAY (do Racionais MC;s, de São Paulo).

A ideia de fazer o festival partiu do Movimento do Hip-Hop Organizado do Distrito Federal (MH;O-DF). ;É um tributo à cultura de periferia. Esperamos que o poder público perceba o tamanho do festival e comece a olhar para a periferia com outros olhos, como revelador de grandes nomes, artistas e atletas. O rap canta sobre rebeldia porque o governo não investe, não oferece espaços. Também queremos o reconhecimento das profissões e das atividades ligadas ao hip-hop;, conta Johnny Costa, um dos organizadores do evento, que é realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).


A área com mais de 10 mil metros quadrados também abrigará o 1; Fórum de Cultura Urbana da região, onde serão discutidos diversos temas, como o racismo e a violência contra jovens negros no Brasil. Em uma das mesas, o sociólogo Breitner Tavares, autor do livro Na quebrada, a parceria é mais forte, vai apresentar a sua pesquisa sobre a cultura hip-hop do Distrito Federal. ;A história de Ceilândia com o movimento é muito marcante. A cidade se tornou muito propícia a esse tipo de manifestação devido ao tamanho e à história de periferia. Com a ausência de estrutura para lazer, os jovens começaram a procurar alternativas, e surgiram grupos que, hoje, são conhecidos mundialmente;, conta Breitner.

Entre esses grupos, estão Câmbio Negro, Tropa de Elite e Filosofia Negra, que também fazem parte da programação.

1; Expo Hip-Hop Brasil

Sexta (30/5), sábado (31/5) e domingo (1/6), das 10h às 24h, na Praça do Trabalhador (QNM 13, Área Especial, Módulo B, Ceilândia, ao lado da Administração Regional). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação