Diversão e Arte

Espaço Cultural da 508 Sul completa 40 anos sem motivos de celebração

Os principais nomes da arte brasileira passaram pelos palcos do Galpão e do Galpãozinho

postado em 03/06/2014 08:51
Em 1974, um antigo depósito se torna palco principal da cidade. Grande agitação artística até o declínio, a partir dos anos 1990
Segundo consta, o último evento no Espaço Cultural Renato Russo a congregar um grande número de artistas da cidade foi o funeral do militante cultural Jota Pingo, há pouco mais de um ano. De alguma forma, o próprio local foi enterrado a partir de então. Em 2013, os eventos rarearam e as oficinas foram encerradas. O centro terminará o primeiro semestre fechado.

[SAIBAMAIS]Com raras exceções, poucos conseguem entrar por ali. Margareth Ribeiro Moura é uma delas. Bibliotecária, a servidora cuida da coleção de livros do espaço há 15 anos. ;A ordem era a liberdade. A juventude sempre teve espaço para experimentações artísticas por aqui;, conta, com ares de nostalgia. Atualmente, ela passa o dia praticamente sozinha.



Entres as lembranças mais queridas, Margareth se recorda de uma visita especial. ;Dona Lúcia Rocha, em 2007, veio nos visitar e sentou-se em uma de nossas mesas. Pude, então, dizer a ela: ;Tenho muito orgulho de ter nascido no mesmo dia que o seu filho, Glauber Rocha;.;

Histórico

Antes de ter qualquer relação com as artes, o centro cultural da 508 Sul era um mero depósito. Daí o nome do teatro que ali nasceu, em 1974: Galpão. A atriz e antropóloga Iara Pietricovsky conhece bem esse enredo. Ela integrava o elenco da peça O homem que enganou o diabo e ainda pediu troco, primeiro espetáculo a ser encenado no novo espaço. ;Logo, tornou-se um dos maiores celeiros de produção cultural de Brasília;, recorda a veterana artista, que contabiliza mais de 60 peças no currículo.

Outro a bater pernas por aquelas coxias desde a fundação foi o dramaturgo, ator e diretor Neio Lúcio, um dos pilares do cenário cênico brasiliense. Neio apresentou à cidade dois eventos antológicos, que tomaram conta da 508 Sul: a Feira de Música, promovida com o sambista Carlos Elias, e o Jogo de Cena, uma iniciativa que persiste até os dias atuais, sob a coordenação do diretor James Fensterseifer.

Os palcos do Galpão e do Galpãozinho arrebataram todos. Fossem artistas de Brasília (Hugo Rodas, Irmãos Guimarães, Alexandre Ribondi, Guilherme Reis, Cássia Eller, entre eles), fossem nomes de fora (Cacilda Becker, Cleyde Yáconis, Paulo Autran, Nathalia Timberg, apenas para citar alguns). O ambiente parecia seduzir toda e qualquer alma.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação