Diversão e Arte

John Olhoa, do Pato Fu, é premiado por trilha sonora de 'Aventuras de Alice

Disco com as canções da peça do grupo Giramundo venceu o prêmio Sinparc Copasa de Artes Cênicas

Estado de Minas
postado em 03/06/2014 12:04
John Ulhoa foi premiado comamúsica da peça Aventuras de Alice
Giramundo e ;Alice no país das maravilhas; são um prato cheio para a criatividade e foi por isso que, de certa maneira, não foi uma tarefa tão complicada para o músico John Ulhoa, do Pato Fu, compor as músicas para o espetáculo ;Aventuras de Alice;, do grupo mineiro de bonecos. Tanto é que a trilha sonora da montagem venceu o Prêmio Sinparc Copasa de Artes Cênicas na semana passada. ;Essa conquista me deixou ainda mais feliz e orgulhoso deste trabalho;, celebra John.

É o primeiro grande projeto solo do cantor e compositor, já que as composições e os arranjos são seus. Ele conta que já havia assinado outras trilhas para seriados, programas de TV e teatro, mas este trabalho foi o mais completo e profundo e o único até então que ele transformou em CD. O interessante é que o álbum é duplo, um com as 17 músicas originais e outro com toda a história como acontece no teatro, com as falas dos personagens, trilhas, efeitos sonoros e sonoplastia. ;Achei que parecia com aqueles discos de historinhas de antigamente, ainda mais criança, que adora ver ou ouvir milhares de vezes a mesma coisa. Mas por outro lado é legal também ouvir só as canções, sem as falas dos personagens, para você observar cada detalhe da faixa;, comenta.

Com participações de artistas como Fernanda Takai e Arnaldo Baptista e o elenco do Giramundo Teatro de Bonecos, a produção usou programações e instrumentos como guitarra, violão, teclados e bateria. Assim como o próprio espetáculo, agrada a pessoas de todas as gerações. ;É uma história muito maluca. Mas eu, particularmente, gosto de espetáculos infantis que têm essas duas camadas. São para crianças, mas ao mesmo tempo têm essa metáfora adulta;, analisa John Ulhoa.

O artista revela que o processo de elaboração das músicas foi minucioso, ainda mais no caso de um teatro de bonecos em que tudo é bem marcado. ;É um tema muito rico e tem muito a ver com o universo pop. A peça foi sendo criada em função da música e vice-versa. Eu mandava alguma coisa para o Marcos Malafaia (diretor do Giramundo) e ele me devolvia. Ficamos nessa ida e volta durante uns três meses até a coisa se acertar mesmo. Foi assim até a estreia praticamente. Mas no fim, acho que deu tudo certo;, comemora.

Como comprar?

O disco está sendo comercializado no site do Giramundo ou no do Pato Fu.

Assista o clipe de ;O que será de mim;, de Ulhoa e Fernanda Takai:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação