Diversão e Arte

Autor da biografia de Roberto Carlos conta o que o motivou a escrever

Paulo Cesar de Araújo conversou com o Correio sobre o livro

postado em 08/06/2014 07:00

Paulo Cesar de Araújo conversou com o Correio sobre o livro
Roberto Carlos parece protagonizar os mais acalorados episódios acerca das controversas biografias não autorizadas, que povoam a opinião pública desde o ano passado. Superado o desentendimento com Caetano Veloso e demais integrantes da associação Procure Saber (defensores ferrenhos do direito à privacidade e, portanto, contrários à liberação das biografias. Chico Buarque, Djavan e Paula Lavigne, entre eles), o cantor e compositor voltou aos debates, na última semana, por conta do lançamento de O réu e o rei, do jornalista baiano Paulo Cesar de Araújo.


O livro anterior de Araújo (justamente uma biografia não autorizada, Roberto Carlos em detalhes) se tornou um marco do conflito, que se arrasta há anos nos tribunais. O novo trabalho esmiúça o embate judicial entre o autor e Roberto, que resultou no recolhimento dos exemplares da biografia. ;A não ser em Portugal ;lá o livro foi editado ;, vendem, publicam, reproduzem em todos os lugares. Fazem o que querem com o meu trabalho. Eu é que não posso fazer nada;, desabafou o escritor, em entrevista exclusiva ao Correio.

Diferentemente do que se imagina, o novo título não apareceu por conta da discussão atual, que ganhou grande força nos últimos meses. ;Comecei esse livro há cinco anos, em 2009. Quisera eu conseguir escrever em tão pouco tempo. Eu não teria somente três títulos. Seriam 30, pelo menos.;

Trecho do livro

Depois da distribuição dos CDs, começou a sessão de fotos. De sua mesa, o juiz apontou ao cantor a funcionária do fórum, que assistia à audiência, dizendo que ela era uma grande fã dele. Ela imediatamente perguntou se podia tirar uma fotografia ao lado do artista. "Claro, com o maior prazer", disse o cantor, sorrindo. A funcionária pediu então a alguém para registrar a imagem. O promotor Fausto Junqueira de Paula, do outro lado da mesa, manifestou o mesmo desejo, mandando às favas todos os escrúpulos. "Que promotor que nada! Eu também quero tirar uma foto aí com você, Roberto", disse ele, já se encaminhando em direção ao cantor. Depois de abraçar Roberto Carlos, o promotor chamou o juiz. "Oh, Tércio, venha aqui com a gente. Quando teremos outra oportunidade desta?". O artista reforçou o pedido e então o magistrado saiu da sua mesa e foi se juntar ao promotor na pose ao lado de Roberto Carlos.

O réu e o rei
De Paulo Cesar de Araújo. Companhia das Letras. Páginas: 528. Preço: R$40.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação