postado em 10/06/2014 08:42
Por aqui, o Botafogo figura entre os quatro maiores times cariocas e entre os grandes do país, com uma torcida que reúne cerca de 3 milhões de pessoas. No que depender do designer Bruno Porto, o alcance alvinegro é infinitamente maior.
No recém-lançado Como o Botafogo conquistou a China, Porto recorre a fatos verossímeis para provar que o time se tornou uma lenda esportiva do continente oriental, agregando outros 600 milhões de seguidores por lá. Se a premissa valer, o Botafogo reina soberano como maior equipe do mundo. Será?
Para não restar dúvida sobre o conteúdo da irreverente obra, o autor carioca afirma, sem pudores: ;126% do livro é verdade;. Além das alegações botafoguenses, Porto se debruça sobre uma série de eventos inusitados. No decorrer das 96 páginas, ele explica, por exemplo, como o Mané Garrincha quase foi parar na capa do disco Sgt. Pepper;s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, ou ainda o real motivo da viagem de João Goulart à China, às vésperas do Golpe Militar de 1964 (que envolveu uma suposta troca de telegramas entre o revolucionário chinês Mao Zedong e o ex-presidente Juscelino Kubitschek).
A explicação
Para justificar o título da obra, Bruno se aventurou por uma densa jornada acerca do futebol chinês. ;Descobri o Nanjing Futebol Clube, time criado na década de 1930 e que acabou se consagrando campeão inúmeras vezes por lá;, revelou Porto. Coincidentemente, o uniforme do Nanjing trazia as listras preto e branca, além da estrela solitária, na altura do peito. Exatamente como o Botafogo. Mas, até então, ninguém sabia disso.
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