Diversão e Arte

Coautor de 'Yolanda', Pablo Milanés relembra a amizade com Chico Buarque

Pablo Milanés é um dos mais consagrados músicos cubanos e principal nome do movimento conhecido como Nueva Trova Cubana

postado em 18/06/2014 08:14
Em 1986, os compositores fizeram duas apresentações no Distrito Federal. Uma delas em Ceilândia
Em janeiro de 1978, Chico Buarque esteve em Havana como júri do prestigioso prêmio Casa de Las Américas, promovido pelo governo de Fidel Castro. Sentou-se ao lado do colombiano Gabriel García Márquez e de outros intelectuais latinos. Na plateia, a então esposa Marieta Severo acompanhava o evento. Pouco depois, de volta ao Brasil, Chico e Marieta foram detidos pela polícia e obrigados a prestar esclarecimentos acerca daquela visita.

[SAIBAMAIS]A relação de afeto que Chico sempre manteve com a ilha socialista rendeu algumas dificuldades, principalmente no decorrer da ditadura militar, mas igualmente alguns proveitos. O principal deles talvez seja a amizade com o guitarrista e trovador Pablo Milanés, um dos mais consagrados músicos cubanos e principal nome do movimento conhecido como Nueva Trova Cubana.



Juntos, Pablo e Chico compuseram alguns clássicos daquele período, como Canción por la unidad latinoamericana (um hino de resistência e congregação) e Como se fosse a primavera. No entanto, foi à custa de Yolanda que a parceria entrou para a história. Trata-se da canção mais executada de Chico Buarque no Brasil, segundo informações do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Em entrevista exclusiva ao Correio, Milanés recordou algumas histórias ao lado do compositor carioca e compartilhou algumas anedotas. Em 1986, os dois estiveram na capital federal para duas apresentações. A vinda rendeu, ainda, uma rápida passagem pela Universidade de Brasília (UnB). ;Fizemos uma breve conferência sobre a música cubana;, lembrou o cantor de 71 anos, que enfrenta dificuldade na locomoção, por conta de uma perda óssea nos quadris. Em meio a exames médicos rotineiros, na Europa, Milanés reservou um tempo para falar sobre o amigo.

Confira a passagem de Chico Buarque e Pablo Milanés pela UnB

[VIDEO1]

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação