Diversão e Arte

Budapeste, de Chico Buarque, disputa na Copa do Mundo da Literatura

A competição dos livros reúne obras dos 32 países classificados para a competição de futebol

Adriana Izel
postado em 18/06/2014 08:32
Todos os países classificados para a Copa estão na disputa literária
A Seleção Brasileira, de nomes como Neymar, David Luiz e Fred, estreou na Copa do Mundo deste ano no último dia 12. Nessa mesma data, o compositor, cantor e escritor Chico Buarque de Hollanda e a obra Budapeste foram convocados para representar o Brasil em outro mundial, a World Cup of Literature (Copa do Mundo da Literatura, em português).

[SAIBAMAIS]A disputa reúne obras dos 32 países classificados para a competição de futebol. Os representantes de cada nação se enfrentam pelo do projeto Three Percent da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. A ideia do projeto, segundo Chad W. Post, organizador do evento e diretor da editora da universidade, é valorizar e trazer à tona o material literário dos países da Copa. ;O Three Percent é um projeto que faz referência a quantidade de traduções do mercado editorial norte-americano, o que mostra a escassez. Por isso, quando temos a oportunidade de celebrar a literatura de outros países, nós fazemos;, explica Post.



A escolha dos representantes foi feita com a ajuda dos leitores que puderam enviar sugestões. ;Recebemos mais do que esperávamos. Foi muito difícil estreitar até chegarmos aos 32 livros;, conta Chad W. Post. Por conta da massiva participação, ele estuda fazer uma copa no próximo ano, mas incluindo apenas livros escritos por mulheres.

Foram convocadas 24 pessoas ligadas ao mercado editorial, tradutores e leitores, para decidir quem vencerá. Elas mostram os pontos positivos de cada obra em uma espécie de resenha publicada no portal. Cada pró é computado como um gol. No caso de empate, o árbitro pode definir o critério de desempate. Os leitores também podem dar pitaco votando nas enquetes do site.

Quatro perguntas // Chad W Post


Como surgiu a ideia de criar essa competição de literatura usando a Copa do Mundo como mote?

Eu amo futebol e literatura internacional. Um belo dia, eu estava conversando com um amigo, que também é fã de futebol, enquanto assistíamos uma partida do Arsenal e pensei que seria legal juntar esses dois interesses. Nós pensamos que seria legal fazer algo como isso e ver como funcionaria. Nós continuamos a falar sobre isso até chegarmos a forma que tomou hoje.

Essa competição é uma forma de fazer as pessoas lerem mais?


Eu espero que sim! Ou pelo menos que a competição seja capaz de levar ao conhecimento das pessoas um livro dos 32 países participantes da Copa do Mundo. Se a Copa do Mundo é capaz de nos fazer festejar os outros países - a história deles -, talvez isso consiga ajudar a divulgar a literatura do mundo.

Para você, qual é a importância da World Cup of Literatura?

Primeiro de tudo, quero que seja divertido, engajado e demonstre como se interessar pela diversidade da literatura mundial. Espero que a competição faça com que mais de 3% dos leitores possam ler mais livros e aproveitá-los. Os jogos com comentários são uma forma de entretenimento e será interessante ver como os semifinalistas do WCL se sairão em relação ao semifinalistas da Copa de verdade. Mas, acho que será divertido e um projeto que vai levar pessoas a falarem e discutirem sobre litratura.

O que você achou do Brasil ter conseguido vencer a primeira disputa na WCL?

Achei excelente. Como o time de futebol de Camarões, eu não acho que Dark heart of the night tinha alguma chance contra Budapeste, de Chico Buarque. Mas acho que Budapeste pode encontrar alguns problemas nas próximas fases contra Roberto Bolaño e Elena Ferrante.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação