Diversão e Arte

Aprenda a cozinhar refeições saborosas sem exagerar no açúcar

Segundo especialistas, o cuidado com a ingestão de açúcar deve ser o mesmo indicado para o sal

postado em 19/06/2014 06:00
Em vez de macarrão, camadas de beringela. A lasanha do Universal Dinner leva ainda um toque especial de baru

O apelido revela muito sobre o apreço brasileiro pelo açúcar. Sobremesa é docinho. Mas, independemente do peso do apreciador e da quantidade consumida, o ingrediente potencializa as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O alerta foi emitido por cientistas do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Lisa Mortega, líder do estudo, ressalta que o resultado indica a importância de seguir as recomendações de ingestão emitidas por autoridades da área. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que 5% do total de calorias ingeridas no dia devem vir do açúcar. Mesmo com a restrição, especialistas em cozinha garantem que os menus não precisam ser apenas salgados.

O ideal é investir em substitutos que possam descartar açúcar e adoçantes sem deixar as receitas menos apetitosas. ;Todos os componentes são importantes, inclusive os açúcares e as gorduras. Todo carboidrato é açúcar, mas a resposta do corpo depende. Ele reage ao da batata-doce melhor que ao do açúcar refinado;, diferencia o nutricionista Gustavo Carvalho. Os bons carboidratos, segundo o especialista, são arroz, batata e macarrão. ;Mas não pode exagerar;, reforça.

O profissional também indica que a farinha branca seja trocada pelas integrais, mais saudáveis. A chef do restaurante Universal Dinner, Mara Alcamim, conta que o primeiro ingrediente não faz falta na casa dela. Toda manhã, está presente na mesa do café bolo de mandioca ou de chocolate sem glúten, feito com ;farinha do bem;. ;A receita é a junção de três farinhas: a de arroz, a de polvilho doce e alguma outra à escolha. ;Costumo usar mais a de grão-de-bico;, conta. No restaurante, os clientes também desfrutam dessa mistura, que, apesar de não deixar as massas tão macias quanto a feita com farinha de trigo, chama a atenção pela leveza concedida aos pratos.

No Universal Dinner, também há espaço para outra solução caseira de Mara Alcamim. Uma vez, com vontade de comer lasanha e sem macarrão em casa, a chef resolveu substituí-lo por beringela. O resultado deu tão certo que hoje é servido aos clientes. Proibida de comer glúten e lactose (açúcar do leite) por causa da saúde, ela decidiu oferecer as opções também no restaurante. ;Não fazem falta. A digestão fica mais leve, a barriga seca. É perceptível em pouco tempo;, conta a chef, que tem como ingrediente preferido a biomassa, que substitui cremes em geral, em especial os de leite.

Receita do Restaurante Bhumi


Ingredientes:

300g de castanha de caju hidratada
200g de polpa de maracujá preto
5 colheres (sobremesa) de agave

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar uniforme.
Separar em tigelas e levar à geladeira.
Servir.

LASANHA DE BERINGELA AO PESTO DE BARU

Ingredientes

1 berinjela
1 tomate
2 fatias grossas de queijo tofu
1 xícara de café de azeite
1 pitada sal
1 xícara de chá de pesto de baru
1 galho de alecrim fresco
1 galho de tomilho fresco
1 colher de café de alho

Ingredientes para o pesto de baru

; colher de sobremesa de alho
; xícara de castanha
; xícara de chá de azeite
1 colher de sopa de manjericão
Sal a gosto

Modo de preparo

Grelhe a berinjela na frigideira com azeite e alho. Tempere com o sal e as ervas.
Para o pesto de baru, bata todos os ingredientes no liquidificador.
Em um prato, monte as camadas de berinjela, intercaladas por tomate fatiado, pesto de baru e , por último, o tofu. Leve ao forno a 160;C por 10 minutos

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação