Genebra - Um autorretrato do artista americano Andy Warhol (1928-1987) colocado à venda por 35 milhões de dólares, encontrou comprador na Art Basel, a feira mundial mais importante de arte contemporânea celebrada na Basileia (Suíça), anunciou a organização do evento.
A galeria Skarstedt, com unidades em Londres e Nova York, vendeu a obra "Fright Wig", realizada pelo artista em 1986, segundo a organização.
Os colecionadores demonstram um grande interesse atualmente pelo trabalho Andy Warhol. Sua obra "Silver Car Crash (Double Disaster)" bateu o recorde de preço para o artista americano, ao ser vendida por 105 milhões de dólares em novembro de 2013.
A galeria Skarstedt também vendeu obras de Richard Prince e de Georg Baselitz por 2,2 e 3 milhões de dólares, respectivamente.
O evento, aberto na terça-feira e quarta-feira apenas para clientes exclusivos, vendeu no primeiro dia 11 obras avaliadas cada uma em mais de um milhão de dólares.
Entre elas figuram "Mumbo Jumbo" (2008) de Julie Mehretu, vendida por 4,85 milhões de dólares, e "Nothing is a problem for me" (1992) do artista Damien Hirst, por seis milhões de dólares.
A feira, que nesta quinta-feira abriu as portas para o público e que espera receber mais de 70.000 visitantes, termina no próximo domingo.