Diversão e Arte

Gustavo Morenu e Rodrigo Nardotto estão na edição especial da MoMA Books

Dois nomes da arte contemporânea brasileira, os artistas vão apresentar os quadros no Museu das Américas, em Miami

Nahima Maciel
postado em 07/07/2014 08:50
Obra do artista plástico colombiano-brasileiro Gustavo Morenu: preocupação com angústias sociais
Gustavo Morenu e Rodrigo Nardotto acreditam que foram as cores que atraíram a atenção dos curadores do Museu das Américas, em Miami. Os dois artistas, ambos radicados em Brasília, foram selecionados para integrar a edição de um catálogo anual intitulado 30 selected contemporary international artists golden edition,(;Edição de ouro de 30 artistas contemporâneos internacionais;) editado pela MoMA Books e espécie de prévia de exposição realizada no museu da Flórida.

Consagrado à arte latino-americana, o museu realiza exposições periódicas para revelar artistas contemporâneos e é proprietário de uma coleção que não chega a conter os nomes mais importantes da produção do continente, mas reúne a arte produzida atualmente na América Central, no Caribe e na América do Sul. ;Eles promovem salões, e esses salões têm premiações, como participar de publicações maiores;, explica Morenu, que também é cirurgião plástico. Colombiano, ele se mudou para Brasília há 17 anos, depois de realizar uma especialização no Rio de Janeiro.



Quando não está no consultório, Morenu assume o cavalete e leva para lá muitas das angústias partilhadas pelos pacientes. O intercâmbio entre a produção artística e a prática médica é importante para ele, embora nem todos os trabalhos façam referência a esse universo.

Entre as pinturas selecionadas para o museu de Miami está Abraço em família, no qual o pintor reflete sobre identidade e gênero. ;Trabalho essas questões porque, como médico, tenho lidado com essas situações no consultório;, explica. ;As pessoas falam comigo sobre o vazio social que sentem. Essas pessoas sofrem discriminação e andam como nômades dentro do espaço social no qual vivem.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação