Diversão e Arte

Livros e álbuns inspirados na banda de rock Smiths chegam ao Brasil

Em 2014 comemoram-se os 30 anos de lançamento do álbum de estreia, o homônimo de 1984

postado em 17/07/2014 08:28
Geniais e geniosos: grupo acumulou sucessos e polêmicas na carreira
Há 27 anos, o mundo assistiu ao triste rompimento de uma das maiores bandas britânicas: os Smiths. Apesar do curto período em que a banda permaneceu na ativa e mesmo tanto tempo após a separação, o grupo continua a ser um dos mais discutidos do mundo do rock. O ano de 2014, em especial, tem sido significativo para os fãs. Nesta data, comemoram-se os 30 anos de lançamento do álbum de estreia, o homônimo de 1984; The Smiths ; A biografia, escrita pelo jornalista inglês Tony Fletcher, chega ao Brasil; o escritor paulista Leandro Leal publica Quem vai ficar com Morrissey?, romance inspirado nas músicas da banda; e Morrissey lança o seu 10; disco solo, World peace is none of your business esta semana.

O longo período sem lançar um álbum de estúdio ; cinco anos ; não é comum na trajetória do ex-vocalista dos Smiths, que em 26 anos de carreira solo lançou 10 discos. A produtividade do inglês de 55 anos é tão grande quanto a tendência a se envolver em polêmicas. Política, sexualidade e vegetarianismo são alguns dos temas sobre os quais o artista está sempre opinando, seja em entrevistas, ou seja, em composições. No novo disco, Morrissey aparece mais ranzinza do que nunca, bradando frases como ;cada vez que você vota/ você apoia o processo/ Brasil, Barein, Egito/ tanta gente em agonia;, na faixa-título; evocando o luto do poeta beatnik Allen Ginsberg ao saber da morte de Neal Cassady, seu companheiro de longa data, em Neal Cassady drops dead; sugerindo que carne pode causar câncer de próstata, em I;m not a man; e teatralizando um estupro, em Smiler with knife.

Morrissey - World Peace Is None Of Your Business

[VIDEO1]

Carreira revigorada

Parece que o sucesso da autobiografia de Morrissey, lançada ano passado, deu um novo gás ao artista, que volta em uma de suas melhores formas como compositor e também como cantor. A produção de Joe Chiccarelli ; que ostenta três Grammy por trabalhos com Café Tacvba, White Stripes e The Raconteurs, além de ter trabalhado com Beck, The Strokes e outros ; também fez bem ao disco. O produtor mantém as guitarras e baterias de balada de Morrissey, mas introduz influências da música espanhola, que ficam a cargo do colombiano Gustavo Manzur (teclados e percussão). Os 80 minutos de duração do disco abarcam um total de 18 faixas, sendo algumas delas clássicos instantâneos, como a setentista Istanbul, a triste Earth is the loneliest planet, e a folk The bullfighter dies ; além da faixa-título, todas as três ganharam vídeos promocionais. O fôlego e a criatividade de Morrissey surpreendem aqueles que viram o cantor cancelar mais de 40 shows no ano passado por problemas de saúde e aumentam a torcida para que o artista continue bem e trabalhando em novos projetos.

Morrissey - Earth Is The Loneliest Planet

[VIDEO3]

Três décadas depois

O lançamento do álbum de estreia dos Smiths, o homônimo The Smiths (1984), funcionou como um balde de água fria para os fãs iniciais da banda britânica. Aqueles que estavam habituados ao arrebatamento das apresentações ao vivo ou que esperavam a inclusão dos singles lançados anteriormente no disco se decepcionaram. Além da exclusão de hits, como This charming man, Jeane e Handsome devil, o polimento da produção tirou muito da emoção que as músicas do quarteto inglês causavam nas pessoas. A discordância de Morrissey e Marr com os métodos de trabalho do produtor John Porter ; que insistia para que o baterista Mike Joyce tocasse com um metrônomo e que convidou o tecladista Paul Carrack e a cantora Annalisa Jablonska para participarem do disco, apesar da relutância da banda ; o orçamento apertado, as gravações fragmentadas em quatro estúdios diferentes em três meses, entre outros, podem ser apontados como alguns dos motivos para que o resultado tenha se mostrado tão insatisfatório para os fãs e para a crítica na época.

Morrissey - The Bullfighter Dies

[VIDEO4]

Morrissey - Istanbul

[VIDEO2]

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação