Diário de Pernambuco
postado em 17/07/2014 10:49
Durante os últimos 18 meses, o Spotify avaliou músicas que estão nas paradas de sucesso mundiais e concluiu que a canção Birthday, de Katy Perry, está ligada à felicidade. Foram levadas em conta elementos como letra, escalas musicais e ritmo. A pesquisa teve a consultoria do professor de Psicologia Cognitiva e Neurociência Jacob Jolij, da Universidade de Groningen, na Holanda.
De acordo com as análises, o ritmo rápido de Birthday encoraja o movimento - responsável por provocar sensações de felicidade. Os acordes maiores contidos em Magic, do Coldplay, evocam sentimentos positivos, perfeitos para superar o medo.
[VIDEO1]
"A música pode provocar emoções e estimular a liberação de hormônios que afetam diretamente o nosso humor. Por exemplo, músicas felizes são rápidas, têm um ritmo forte, letras positivas e, geralmente, estão em escala maior", explica Jacob Jolij.
A análise estudo também levou em conta canções de Avicii, OneRepublic, John Legend, David Guetta e American Authors, partindo das emoções mais felizes até as que levam as pessoas a sentirem raiva e tristeza. As faixas avaliadas por Jacob Jolij para o Spotify foram reunidas na playlist Emotional Trigger Tracks.
Abaixo, a relação das canções avaliadas pelo Spotify e as emoções ques elas provocam nos ouvintes
1. Felicidade: Katy Perry ; Birthday
2. Tristeza: OneRepublic ; Something I Need
3. Otimismo: American Authors - Best Day of My Life
4. Raiva: David Guetta ; Bad
5. Superação do medo: Coldplay ; Magic
6. Excitação: Avicii ; Wake Me Up
7. Nostalgia : John Legend ; All of Me