postado em 20/07/2014 19:29
Músicos de diversos países da América Latina e residentes no Brasil têm encontro marcado nesta semana em Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. Eles participarão do 1; Encontro de Músicos Latino-Americanos, o En Angra, que o grupo Amistad promove entre de quarta-feira (23) a domingo (27), com apoio da prefeitura do município, por meio da Fundação Cultural (Cultuar).Segundo Leandro Vieira, do grupo Amistad, o evento visa a promover a integração de 16 músicos de diferentes nacionalidades, que estão radicados no Brasil e atuam profissionalmente na difusão da música latino-americana, com músicos locais. ;O objetivo é fazer um intercâmbio cultural e artístico entre esses músicos. Ou, seja, é trazer o know how desses músicos para os músicos de Angra;, disse.
Formado por dez músicos, o grupo Amistad completa dez anos de trabalho em 2014 e já está na segunda formação. Os integrantes tocam músicas tradicionais da América do Sul, utilizando instrumentos como o bombo leguero (instrumento de percussão), o charango (pequeno instrumento de cordas), a zampoña (flauta andina), a quena (tipo de flauta), o cajon peruano (instrumento de percussão), o cuatro venezuelano (violão de quatro cordas), além do violão tradicional.
Os cinco dias de programação incluem duas apresentações em praças públicas no centro da cidade. ;Serão apresentações experimentais, que vão resultar do intercâmbio dos músicos;, disse Leandro Vieira. No sábado (26) à noite, o encontro mostrará um novo espetáculo musical do grupo Amistad. Haverá oficinas sobre prática musical.
Leia mais notícias em Diversão e Arte
A coordenação artística do evento é do maestro Orlando Segóvia, do Chile, residente em São Paulo. A Espanha também será representada no encontro pelo músico Emílio de Angeles.