postado em 21/07/2014 08:42
Apesar de ter participado de mais de 50 filmes, foi pelos papéis na tevê que o ator norte-americano James Garner ganhou notoriedade. Na década de 1950, o protagonista da série de faroeste Maverick ajudou a eternizar o rosto de Garner na mente de várias gerações de espectadores. Logo depois, ele apareceu como Jim Rockford, personagem principal de Arquivo confidencial ; The Rockford files, no original. Entre 1976 e 1980, foi indicado ao Emmy cinco vezes pelo papel. Acabou ganhando o prêmio em 1977.
[SAIBAMAIS]O ator foi encontrado morto em sua casa, em Brentwood, Califórnia, na noite de sábado. Garner tinha 86 anos, e a causa do óbito é desconhecida. Evidências apontam para morte natural. Nascido em 7 de abril de 1929, no estado americano de Oklahoma, serviu à Marinha e ao Exército antes de dedicar-se à carreira artística. Chegou a participar da Guerra da Coreia, onde foi ferido e, por conselho de um amigo, acabou estrelando um comercial. Ele era irmão do também ator Jack Garner, morto em 2011.
James Garner sofreu um infarto em 2008 e, depois disso, foi visto poucas vezes em público. A reclusão, contudo, não foi suficiente para que o público esquecesse os personagens marcantes vividos por ele, como os dos filmes Fugindo do inferno (1963) e Grand Prix (1966). Maverick foi levado aos cinemas em 1994, com Mel Gibson e Jodie Foster ; e, claro, James Garner.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .