Diversão e Arte

Mês da fotografia começa com exposição de Nair Benedicto sobre a mulher

Com as lentes voltadas para a questão do feminino, exposição Fé menina aborda o local do feminino na sociedade atual

Nahima Maciel
postado em 04/08/2014 06:05

Nair Benedicto sempre quis posicionar o olhar à margem do factual. Mesmo quando estava na postura de fotojornalista, procurava o detalhe, o não óbvio, a imagem que não se apresenta de primeira. Com essa postura, a fotógrafa paulista fez um dos registros recentes mais importantes da população brasileira. Ao longo de cinco décadas de trabalho, ela registrou da Amazônia ao Rio Grande do Sul com a preocupação de percorrer aspectos formadores da sociedade brasileira. Nesse contexto, a condição feminina sempre chamou a atenção da fotógrafa. É esse olhar que Nair dá para o universo da mulher brasileira e se faz presente na exposição Fé menina, a partir de hoje, para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Idealizada como parte da programação do Mês da Fotografia e com curadoria de Egberto Nogueira, a mostra reúne 40 fotografias realizadas entre 1980 e 2014 para 18 veículos do mundo inteiro, incluindo revistas famosas como a Time e a Paris-Match, e as brasileiras Veja e IstoÉ. ;Ele optou por fazer uma mistura de situações em que aparece a mulher, que sempre foi uma pauta especial para mim, além das crianças e da ecologia;, conta Nair.


Oitava irmã de uma sequência de seis mulheres e um homem, a fotógrafa sempre foi sensível à questão feminina, e o olhar para esse universo começou a ser exercitado dentro de casa. ;Esse homenzinho (o irmão) perdido no meio de tantas mulheres tinha tantos mais direitos do que eu e as outras mulheres que isso me jogou para uma reflexão, pelo menos;, conta.

Nas imagens, as figuras femininas registradas por Nair têm um lugar determinado pelo olhar crítico, mas sempre enternecido. ;De qualquer forma, mesmo quando é crítico, não é um crítico escrachado;, avisa. No carnaval, ela evita o registro de corpos expostos. Na igreja, respeita a tradição de uma noiva que paga promessa. Na Amazônia, pede um olhar direto e franco, e no forró, dá um recado de que à mulher é permitido mais do papel de objeto.

Fé Menina
Exposição de fotografias de Nair Benedicto. Abertura hoje, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SCES, Tc. 2, Cj. 22). Visitação até 24 de agosto, de quarta a segunda, das 9h às 21h. Hoje, às 18h30, Nair Benedicto faz visita guiada com o público e depois haverá um debate. .

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação