Diversão e Arte

Fotógrafo cria projeto inusitado e cheio de humor para retratar paternidade

Imagens fazem sucesso na internet e renderam até um livro com as melhores fotos

Adriana Izel
postado em 10/08/2014 06:01



O nascimento da filha Alice Bee mudou tudo na vida do fotojornalista Dave Engledow. A experiência de se tornar pai mexeu tanto com o norte-americano que ele acabou querendo dividir com as outras pessoas a paternidade em um projeto fotográfico intitulado (O melhor pai do mundo, em português).

Tudo começou em uma brincadeira há três anos, quando ele postou nas redes sociais uma foto segurando a filha desajeitadamente enquanto servia leite ; da mamadeira de Alice ; em uma caneca de café. A imagem logo repercutiu entre os amigos e os familiares até ganhar as redes sociais. A partir daí, Engledow decidiu dar início a série de fotos, que é postada na internet, ao lado de dicas sobre o que ele aprendeu ao se tornar pai.

Desde maio, as imagens também ilustram o livro Confessions of the world;s best father (Confissões do melhor pai do mundo, em tradução livre) e, no ano passado, as fotos viraram um calendário nos Estados Unidos. ;Em uma parte do meu tempo sou um fotógrafo e todo o meu tempo sou o pai de Alice Bee. O livro conta, por meio das fotos, o dia a dia ao lado da minha filha;, destaca Engledow ao Correio.

O capítulo de abertura da obra traz as impressões do pai de primeira viagem. ;Hoje trouxemos a nossa linda bebê para casa. Eu ainda não acredito em como ela é tão perfeita e pequena. Ela realmente não faz muita coisa ainda, a não ser passar todo o seu tempo dormindo e, às vezes, acordando para mamar;, conta no registro.

A partir do segundo capítulo, Engledow começa a abordar o material do projeto e aproveita para revelar detalhes sobre a primeira imagem de World;s best father: ;Aparentemente ser pai não é tão fácil e glamouroso como aparece na tevê. Alice precisa de atenção constante e, por conta disso, hoje estamos totalmente sem leite. Por sorte, quando olhei a geladeira descobri uma mamadeira separada para Alice. É um leite mais cremoso do que o regular, mas deixou meu café maravilhoso;.

(Pior) melhor
O nome do projeto pode até parecer pretensioso no início, no entanto, o autor quis buscar exatamente o contrário ao criar situações inusitadas ao lado de Alice Bee. ;Na verdade, mostra o que não fazer com sua filha;, sugere com certo humor o fotógrafo.

As fotos brincam com o estereótipo de que o pai é, normalmente, o responsável por colocar a criança em situações perigosas. Há imagens engraçadas de Alice passando roupa, tatuada disputando queda de braço com o pai e até prestes a colocar fogo na casa. Tudo isso é construído pelo fotógrafo com ajuda de um programa de efeitos utilizado nas imagens.

Neste ano, o pai teve a alegria de, pela primeira vez, contar com uma ideia de Alice para criar um ensaio fotográfico para o projeto. ;Esperei três anos para que a Alice começasse a vir com ideias para as nossas fotos. E, neste ano, consegui a primeira foto da imaginação dela. Perguntei sobre o que ela gostaria de fotografar e ela respondeu: ;Será no jardim colocando o papai como uma planta;;, relembra.

Imagens fazem sucesso na internet e renderam até um livro com as melhores fotos
Confessions of the world best father (2014)
Penguin Group, 193 páginas. Preço médio: US$ 13,50 (livro) e US$ 7,99 (digital).

Três perguntas // Dave Engledow, idealizador do projeto World;s best father

Como você começou o projeto?

Depois de nove semanas que a Alice Bee nasceu, decidi criar uma foto que capturasse como eu estava exausto e sem noção de como era ser um novo pai. Nós fotografamos quando eu estava segurando a Alice distraidamente colocando o leite dela no meu copo de café. No último minuto, decidi que seria engraçado usar a caneca que estava escrito "Worlds;s best father". Eu não imaginava que esse pequeno momento registrado iria se tornar algo grande e que as fotos iriam ser vistas por tantas pessoas no mundo.

Como é o processo de fazer as fotos ao lado da sua filha?

Minha esposa Jen e eu comecamos pensando na concepção das fotos. Eu coloco a câmera em um tripé e Jen me ajuda a colocar Alice fazendo parte da cena. Então, coloco a câmera no automático e volto para o cenário. Depois, eu uso o Photoshop para compor as diferentes imagens para o resultado final.

Você acha que esse projeto é uma forma de estar mais perto de Alice?

Com certeza. Isso foi realmente o que eu quis desde o início - criar uma coisa única que ela pudesse ver quando estivesse mais velha e lembrar desse velho homem que a ama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação