postado em 12/08/2014 16:20
[VIDEO1]Érika Muniz é brasiliense, formada em publicidade e uma das fotógrafas brasileiras pioneiras do newborn, a técnica de fotografar bebês nos primeiros dias de vida. A profissional utilizou a técnica pela primeira vez em 2009 e, desde então, não parou. "Procurei me especializar apenas nesta área, fiz cursos e me apaixonei por fotografar bebês", conta Érika, que mantém um estúdio próprio contruído em casa, no Lago Sul.
O newborn tem origem americana e é mais difundida nos Estados Unidos e no Canadá. Os bebês aparecem nas imagens em poses inusitadas, que lembram as posições que ficavam na barriga da mãe durante a gestação. Nos últimos anos, devido a repercussão das imagens na internet, a técnica ganhou força no Brasil.
Em cinco anos trabalhando com fotografias de recém-nascidos, Érika já realizou mais de 500 ensaios. O marido, Paulo Moraes, formado em biblioteconomia, acabou migrando para a área fotográfica e, após realizar cursos, passou a trabalhar com Érika. A demanda é tanta, que é difícil encontrar um espaço livre na agenda da dupla. Segundo eles, o período ideal para realizar o ensaio é até os 15 dias de vida com o neném. "O bebê tem o sono mais profundo e a gente consegue posicioná-lo melhor", conta.
Para realizar a fotografia é preciso ter técnica e, principalmente, saber lidar com a criança. Antes do ensaio o estúdio é higienizado e preparado para receber o bebê. Enquanto um aquecedor é utilizado para manter a temperatura ideal no estúdio, um pequeno amplificador emite sons semelhantes ao que a criança ouvia enquanto estava no útero da mãe. "Tudo é pensado para que o nenê permaneça tranquilo durante a sessão", explica Moraes. A iluminação é completamente natural, por isso a necessidade de realizar o ensaio pelos períodos da manhã ou da tarde.
O Correio Braziliense acompanhou o newborn do pequeno Bernardo Rosati de Oliveira, bebê com apenas 11 dias de nascido. Os pais, Beatriz Rosati e Emerson de Oliveira, contam que procuraram registrar o momento do primeiro filho de forma não convencional. "Não queríamos nada comum, por isso procuramos este tipo de fotografia", aponta o pai.
Confira a entrevista com a fotógrafa Érika Muniz sobre a técnica
Qual idade ideal do bebê para fazer o ensaio? Por que?
O ideal é que ele tenha de 5 a 15 dias, porque o bebê tem o sono mais profundo e a gente consegue posicioná-lo melhor. Depois de 15 dias, começam as cólicas, ele começa a ganhar peso e fica mais ;durinho;. Quando passa das duas semanas nós não fazemos o ensaio, só depois que ele tiver com dois meses. Depois dos 15 dias a sessão não pode ser feita porque é um período em que o neném fica mais inquieto, chora mais e dorme bem menos.
Quanto tempo, em média, é preciso para realizar um ensaio?
Se tudo correr bem, leva de três a quatro horas. Em um ensaio normal, são aproximadamente 40 minutos fotografando; o resto do tempo é para acalmar e posicionar o neném.
Tem alguma diferença entre fotografar meninos ou meninas?
Na verdade o que muda é a personalidade do bebê, cada um é único. Alguns são mais calminhos, outros são mais exaltados, tudo tem que ser feito no tempo do neném.