A popstar fez o show mais aguardado da premiação. Durante cerca de 15 minutos, ela apresentou as faixas do disco Beyoncé (2013). Seguindo a linha de seus shows, a artista levou uma superprodução ao palco, com direito a bailarinos, a efeitos especiais e muita coreografia. Entre os principais sucessos, ela interpretou Pretty hurts, Jealous, Drunk in love e Partition.
A cantora manteve a proposta sexy do novo trabalho, que mescla as batidas do pop a ritmos como trap e o hip-hop -- além de apostas em vocais mais sensuais por parte da artista. Quem também roubou a cena foi Blue Ivy, a filha dela com o rapper Jay-Z. Ao fim da apresentação, Beyoncé foi aplaudida de pé pela platéia do VMA.
O show da cantora ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Apenas no twitter, foram cerca de 840 mil postagens durante a apresentação. Jay-Z entregou o troféu e disse que ela era a maior popstar do mundo. "Não tenho nada a dizer. Estou realizada. Eu amo vocês demais". Ela abraçou o marido e, depois de declarar que o ama, esfria os boatos de separação.
Cerimônia
O comediante Jimmy Fallon entregou o principal premio do VMA. O trofeu de melhor clipe do ano foi para Miley Cyrus, pelo clipe Wrecking Ball. A cantora não foi ao palco pegar o astronauta, ela pediu que um rapaz, chamado Jesse, fosse receber a estatueta. Ele representava os jovens sem teto dos Estados Unidos. "Se quiser fazer a diferença, entrem na página de Miley Cyrus e doem", falou o jovem, enquanto a camêra focava na popstar, chorando, na plateia.
Adam Levine, o vocalista do Maroon 5, fez uma apresentação na área externa da premiação. Ele e a banda tocaram o single Maps, a nova aposta do grupo (uma balada pop, com "pitadas" de rock e reggae). Mais uma vez, eles mostraram porque estão na lista dos mais carismáticos artistas do momento.
Uma das apresentações mais aguardadas da noite era a da rapper Iggy Azelea. Ela cantou a faixa Black Widow, ao lado da britânica Rita Ora. A faixa é um dos novos singles da artista, que desponta como uma das principais figuras do pop neste ano.
O prêmio de Melhor artista a se observar, que indica as revelações do pop, ficou com o quinteto feminino 5th Harmony, pela música Miss movin; on. O troféu também é um importante indicativo da audência, já que é por voto popular. Logo depois da entrega do astronauta, o ator Robin Williams foi homenageado no VMA.
Na categoria Melhor clipe de rock, o vencedor foi a neo-zelandese Lorde, de apenas 19 anos. A cantora, marcada pelo estilo controverso, ganhou com a faixa Royals, um dos principais sucessos de 2013 e 2014. "Tem algum lugar específico para olhar", disse, em referência à câmera da transmissão.
As atrizes do seriado Orange is the new black, um dos principais concorrentes ao Emmy 2014, Taylor Schilling, Larvene Cox e Uzo Aduba, chamaram ao palco o rapper Usher, que, junto a Nicki Minaj, apresentou a música She came to give it to you. A faixa aposta em uma mistura de pop, soul e hip-hop, ao melhor estilo do grande mentor do popstar, Michael Jackson.
Antes de anunciar os indicados ao troféu de melhor clipe de hip-hop, o VMA prestou uma homenagem à crise que ocorre no Missouri, onde jovens negros foram assassinados. Após um minuto de silêncio, o vencedor foi Drake, com o clipe Hold on. O cantor não foi à cerimônia receber o prêmio.
Recordista no Reino Unido, o britânico Ed Sheeran confirmou a boa fase e ganhou o troféu de melhor clipe masculino, com a faixa Sing. Ele é o dono do disco (X) mais vendido de 2014, até agora.
Abertura
A primeira aparição de Lorde no palco não foi para cantar. "Ela é alta e loira, enquanto eu só uso preto", disse a cantora de Royals, ao anunciar a apresentação de Taylor Swift. A popstar do country (que cada vez está mais próxima do pop) cantou o novo single Shake it.
O primeiro prêmio, melhor clipe feminino, foi anunciado por Gwen Stefani e Snoop Lion. Katy Perry levou o astronauta para casa, por conta do clipe Dark horse, em parceria com o rapper Juicy J. "Vamos festejar hoje a noite. Obrigado Katy Cats (como são conhecidos os fãs)", disse a popstar.
Ariana Grande, fez o show de abertura da festa. Dentro do estúdio, ela cantou o hit Break free e, como esperado, usou toda a potência vocal. Logo em seguida, Nicki Minaj surgiu cantando o sucesso Anaconda, cujo o clipe atingiu 23 milhões de visualizações em 48 horas -- quebrando o recorde de Miley Cyrus. Com uma coreografia cheia de rebolados e sensualidade, a rapper mostrou a que veio. A britânica Jessie J subiu ao palco e elas interpretaram Bang bang.