O som dançante do duo formado pelo cantor jamaicano Winston McAnuff e o acordeonista francês Fixi; e do mestre do alaúde o malinês Bassekou Kouyate e banda botaram para dançar mais de duas mil pessoas na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, aquecendo as gelada noite de sábado e madrugada de hoje. Os dois shows deram prosseguimento à primeira etapa de 11; edição do Festival Mimo. Antes, porém, houve apresentações de outros artistas internacionais em igrejas da histórica cidade mineira.
A violoncelista franco-americana Sonia Wieder-Atherton, acompanhada pelo pianista Bruno Fontaine e pelo percussionista Laurent Kraif, homenageou a diva do jazz norte-americano Nina Simone, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Já a orquestra suíça Chaarts, encantou a plateia na Igreja de São Francisco de Assis, interpretando obras de Mozart, Vivaldi e do mestre do jazz Duke Elington.
Na Praça Tiradentes havia muita expectativa em relação às duas atrações que vieram ao Brasil pela primeira vez. Inicialmente Winston McAnuff (ex-integrante da banda Inner Circle) e Fixi fizeram um show vibrante em que misturaram elementos do reaggae, blues, soul e afrobeat. Depois foi a vez de Bassekou e a banda Ngoni Ba incendiarem a praça com sua música polirritmica, estilo que levou o artista a ser considerado vanguarda no Mali e aclamado em festivais pelo mundo, dividindo o palco inclusive com o consagrado Paul McCartney.
Hoje, na última noite do Mimo em Ouro Perto, o público poderá apreciar o trabalho do pianista capixaba Hercules Gomes na Praça Tiradentes, às 16h30. E logo em seguida, o show do percussionista e compositor indiano Trilok Gurtu e banda. Mais tarde, às 20h, o violonista Marco Pereira, que iniciou a carreira em Brasília, e o acordeonista Toninho Ferragutti fecham a programação na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.