Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Marcelo Camelo e Mallu Magalhães lançam CD e DVD da Banda do Mar

Com participação do baterista português Fred Ferreira, o trio lança o primeiro álbum e DVD homônimo, com 12 músicas



Bastou o trio disponibilizar os primeiros singles, Hey Nana e Mais ninguém (que também ganhou videoclipe com a participação de Fezinho Patatyy, do Passinho do Romano), para chamar a atenção e disputar um lugar de destaque no cenário musical brasileiro de 2014. Ao menos na internet, o grupo já deu o que falar: ao lançar a pré-venda do álbum no iTunes, alcançou o primeiro lugar no ranking de compras digitais.

[VIDEO1]

Três perguntas para Mallu

Os fãs de Brasília estão ansiosos com a turnê da Banda do Mar, que se inicia no próximo mês. Há previsão de passagem por aqui?
Estamos em dúvida, temos que escolher uma entre duas casas de show de Brasília e ainda não decidimos. Mas. com certeza, ela está na nossa agenda e já temos uma data reservada, que ainda não podemos divulgar. Mas acredito que seja em outubro ou novembro.

Como vocês conheceram o baterista português Fred Ferreira?
Ele é amigo do Marcelo há mais de dez anos. Eles se encontrtaram em um backstage de um show, que não me lembro exatamente qual. Ele é muito ativo no meio musical em Portugal, pois toca bateria desde os 14 anos. Então, eles cultivaram uma amizade muito bonita. Como estou com o Camelo há seis anos, acabei me tornando uma grande amiga do Fred também. Antes de termos nossa casa em Portugal, ficávamos sempre na casa dele.

Foi assim que surgiu a ideia de montar a banda?
Sim, foi desse ambiente amistoso. Portugal sempre foi um destino bom para nós dois. E, num determinado momento, percebemos que estávamos indo só para ver o Fred. Dalí a criamos a banda, foi um passo natural.

Crítica
Mais pops e menos melancólicas que as canções apresentadas pelo "hermano" Marcelo Camelo em seus últimos discos da carreira solo, as músicas do trio luso-brasileiro Banda do Mar fazem uma fusão entre surf rock, blues e MPB. Bem à vontade, Camelo (voz, guitarra, violão, baixo e percussão), Mallu Magalhães (voz, guitarra e violão) e o português Fred Ferreira (bateria e percussão) apresentam um trabalho com levada praiana que têm perfeita simbiose com o nome do trio e permite, nas 12 faixas, uma vista para o litoral.

Suave e doce, o timbre de Mallu contrasta com a voz inconfundível de Camelo e fazem, respectivamente, da balada Mais ninguém e da serena Pode ser os pontos altos do álbum. Enquanto Mia tem riffs que lembram guitarradas paraenses, é impossível ouvir Me sinto ótima e não remeter ao Iê-Iê-Iê e a Jovem Guarda. Todas as canções são assinadas pelo casal e em sua maioria, falam de amor e relacionamentos. Um disco fácil, mas que pode decepcionar a quem esperava, na Banda do Mar, um trabalho diferente do que já se conhecia de Camelo e Mallu (indiscutivelmente, os protagonistas do trio).

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .