Publicidade

Estado de Minas

Artistas colombianos dão traços à vida e à obra de Gabriel García Márquez

A trama ilustrada e pensada por um punhado de conterrâneos do escritor traz trechos notáveis da trajetória do escritor em " Gabo - Memórias de uma vida mágica"


postado em 04/09/2014 08:34

Traços de artistas colombianos que homenageiam o ator de Cem anos de solidão(foto: Editora Veneta/Reprodução)
Traços de artistas colombianos que homenageiam o ator de Cem anos de solidão (foto: Editora Veneta/Reprodução)
O mestre do realismo fantástico colombiano, Gabriel García Márquez, permanece imortal, passados quase cinco meses após sua morte, aos menos nas páginas de Gabo — Memórias de uma vida mágica. A trama ilustrada e pensada por um punhado de conterrâneos do escritor traz trechos notáveis da trajetória daquele que tornou-se um dos principais expoentes da cultura latino-americana do século passado — reconhecido, à primeira vista, pelo consagrado romance Cem anos de solidão, publicado em 1967 e pelo Nobel de Literatura de 1982.

O enredo de Gabo, idealizado durante seis meses pelo colombiano Óscar Pantoja e ilustrado, ao longo de quatro meses, pelos quadrinistas Miguel Bustos, Felipe Camargo, Tatiana Córdoba e Julián Naranjo, transcende sobre uma linha tênue, que passa da infância à consagração de García Márquez. Cada um dos quatro capítulos que compõem a obra traça uma época da vida do escritor, trazendo episódios memoráveis, como engajamento com a Revolução Cubana — incluindo encontros com um revolucionário Fidel Castro —, e o envolvimento com o jornalismo.

Leia mais notícias em Diversão & Arte

Em entrevista ao Correio, Óscar Pantoja comentou o processo de criação da HQ. “Eu me diverti muito escrevendo. Não foi um trabalho tempestuoso, nem estressante. O elemento do realismo mágico me permitiu poder me aventurar numa fantasia, mantendo os pés no chão”, comentou. Para desenvolver o roteiro, o autor de Gabo passou meses devorando os livros de García Márquez e estudando a fundo a vida do escritor colombiano, ídolo de Pantoja e dos outros ilustradores.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade