postado em 09/09/2014 10:00
[VIDEO1]Em uma pequena sala do departamento de música da Universidade de Brasília (UnB), um grupo se prepara para apresentação da ópera italiana Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini. O espetáculo ocorre no Centro Cultural de Brasília (CCB) nos dias 11, 12 e 13 de setembro.
A dois dias do espetáculo, músicos, atores, maestro e diretora treinam as passagens mais importantes e fazem os ajustes finais. A ópera cômica será cantada em português e ambientada no sertão nordestino da década de 20. Além da adaptação dos nomes do personagens em italiano, os atores terão figurino e sotaque típico do nordeste.
"Apesar da versão original da história se passar na Itália, ela poderia muito bem acontecer aqui no Brasil. Essa adaptação resgata a dança folclórica, a literatura de cordel e também aproxima o público brasileiro", conta a diretora Clara Figueiroa.
A obra conta a história da família de Buoso Donatti, que descobre em seu leito de morte que toda a herança foi deixada para um convento. A família, então, pede ajuda para o malandro Gianni Schicchi para alterar o testamento. No fim, todos ficam surpresos quando Gianni Schicchi transfere para si a maior parte da fortuna.
O elenco conta com cantores e atores profissionais, mas também tem pessoas que se apaixonaram pela ópera e fazem dos ensaios e apresentações um hobby. Hermógenes Correia é servidor público e será Gianni Schicchi, personagem principal.
"Comecei com a música, há mais de seis anos. Um dia, fui convidado para uma aula de ópera e me apaixonei. Vi que isso aqui era o meu lugar", conta Hermógenes.
Inclusão social
A ópera Gianni Schicchi terá adaptações para portadores de necessidades visuais e auditivas. Durante o espetáculo, serão entregues programas escritos em braile e haverá um telão com legenda em português. "Queremos que as pessoas portadoras de necessidades especiais também possam ter experiência de ir a uma ópera", diz a diretora.
Informações
Classificação: Livre
Endereço: Centro Cultural de Brasília - CCB - SGAN 601 - Módulo "B" Asa Norte - Brasília/DF
Data e hora: 11 e 12 de setembro, às 20h; 13 de setembro às 21h
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Telefone: (61) 3242-9058/2845